Os secretários de Educação que fazem parte do Colegiado da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), com a Coordenadoria de Educação do Estado e o coordenador da Defesa Civil Regional, estiveram reunidos nessa quinta-feira, 1º de outubro, na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastre, Regional de Criciúma (CIGERD) para debater o planejamento da volta das atividades pedagógicas presenciais.
O encontro foi para debater o planejamento regional na preparação dos Planos de Contingências Municipais e Escolares, um documento que norteará as medidas preventivas e reativas no controle da Covid-19 durante as atividades pedagógicas presenciais.
“O objetivo é garantir segurança e igualdade durante as atividades pedagógicas presenciais nos estabelecimentos de ensino, prevenindo e mitigando a disseminação da Covid-19 no ambiente da comunidade escolar”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
A partir das diretrizes elencadas no Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Educação (PLANCON EDU) os comitês municipais e comissões escolares irão elaborar seu documento, contendo as ações aplicáveis para suas respectivas modalidades de ensino e de que forma serão aplicadas, prevendo como será a alimentação escolar, o transporte, os atendimentos pedagógicos, a gestão de pessoas, a comunicação, a capacitação e as finanças.
Novos encontros devem acontecer de cinco a nove de novembro, onde serão definidas as formações dos comitês municipais e escolares. Posteriormente, os Planos de Contingências devem ficar prontos até o dia 14.