O Criciúma inicia semana onde terá seu potencial posto à prova. Em oito dias, serão três jogos, todos eles longe do estádio Heriberto Hülse. Dos três compromissos, dois serão contra equipes da Série A do Campeonato Brasileiro – um pela Primeira Liga e outro pelo Campeonato Catarinense. A meta principal é afastar o pesadelo de não vencer fora de casa. O último triunfo foi no dia 14 de julho, no 1×0 sobre o Grêmio, na Arena, pela Copa do Brasil.
O Criciúma nunca foi uma equipe forte fora do HH. Resumindo em miúdos, sempre foi um tigre feroz em casa e um gatinho manso longe dele. Esse retrospecto ficou ainda mais alarmante nos últimos anos. De 2014 até agora, o Criciúma venceu sete de 60 jogos como visitante. Com outros 19 empates e 34 derrotas, o tricolor tem o pífio aproveitamento de 22,2%. O mais impressionante é o número de gols sofridos, 87, contra apenas 40 marcados, menos da metade.
Já Roberto Cavalo, desde que retornou ao Criciúma, também vem tendo dificuldades fora de casa e ainda não venceu como visitante. Tendo em vista o início promissor de temporada 2016, não dá para se contentar com pouco e o Tigre precisa ter nova postura nos jogos longe do Heriberto Hülse.
Com Cavalo, o Criciúma vem apresentando jogo reativo como visitante, se postando com as linhas mais atrás e saindo em velocidade. Esta atitude vem se mostrando pouco eficaz, tendo em vista que o time atual é mais eficiente atuando com linhas avançadas e retomando a bola nas proximidades da área, ou seja, precisando de poucos toques para definir a jogada. Roubando a posse mais atrás, o Tigre tem dificuldade para dar continuidade aos lances.
Para passar por Inter de Lages, Figueirense e Atlético Paranaense, é preciso manter a postura dos jogos em casa, mas ser mais eficaz no ataque. O Criciúma precisa finalizar três, quatro e até cinco vezes para marcar um gol. É muita coisa, tendo em vista os poucos gols marcados até agora – apenas quatro. Quanto mais próximo de manter a estratégia de jogo do que é visto em casa, mais distante o pesadelo de não vencer fora de casa estará.