Iniciativa será lançada nesta segunda-feira, 12.
Superar preconceitos e promover a paz. A Unesc lança um novo programa, direcionado às pessoas que são vítimas de discriminação e, por consequência, têm direitos violados em razão da condição racial, deficiência e diversidade sexual. A ação será lançada durante o encontro “Diálogos sobre Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos”, que ocorre nesta segunda-feira, 12, na Aprofucri, no campus da Universidade.
O objetivo da iniciativa é articular e estimular ações universitárias que possam promover os direitos humanos e a inclusão das diversidades das populações vítimas da discriminação, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como com os movimentos sociais da região.
A professora doutora Fernanda da Silva Lima, uma das coordenadoras do programa, comentou que o direito à diferença tem sido debatido de forma mais aberta nos últimos anos, entretanto ainda há um grande caminho pela frente.
“Novas teorias que clamam pela luta contra as desigualdades e por reconhecimento das identidades têm emergido com força na academia. Precisamos fazer com que a discussão teórica se aproxime da prática, de forma que possa ressignificar esta universalidade e o próprio direito de igualdade. Que sejamos todos iguais, mas que tenhamos respeitadas as nossas diversidades”, ressaltou a professora.
O programa também é coordenado pelas professoras doutoras Luciane Bisognin Ceretta, Lisiane Tuon e Fabiane Ferraz.
A programação pode ser conferida aqui.