A Distância entre Nós é um livro com duas histórias fortes, um livro realista, avassalador e triste, uma obra muito interessante. Quem gosta de romance com final feliz não vai encontrar aqui, na verdade este livro nem tem final, porque a vida continua, de um jeito ou de outro é preciso seguir em frente e buscar o melhor para si e para quem se ama.
A Distância entre Nós já esteve entre os mais vendidos há anos atrás, mas não perdeu sua essência e continua muito atual, mostrando os vários tipos de abusos tanto emocionais quanto físicos que algumas mulheres sofrem em silêncio. A autora Thrity Umrigar conta a história de Bhima que é uma empregada doméstica, analfabeta, sofrida e que é marcada pelos acontecimentos da vida e pelo preconceito por ser mulher e pobre. Ela trabalha na casa de Sera, uma mulher rica e que aparentemente tem uma vida confortável, mas sofre em silêncio a violência doméstica.
Essa história se passa na Índia. As duas mulheres se conhecem há muitos anos e apesar de ser patroa e empregada e de cada uma saber o seu lugar naquela casa, a relação delas é de cumplicidade e respeito. Uma é preocupada com a outra, se ajudam dentro de suas condições e o tempo vai passando. Bhima tinha uma família e apesar da pobreza sua vida seguia feliz dentro do possível, até que uma fatalidade fez com que sua vida mudasse radicalmente. Sera foi criada com amor e respeito, até que se casa e em poucos meses vê sua vida se transformar em agonia e alerta constante, tendo que enfrentar tudo em silêncio, vivendo com seu marido e sua filha Dinaz.
E então a neta de Bhima, que era a esperança de uma vida melhor porque estava cursando faculdade, aparece grávida. A avó se desespera e pede ajuda de Sera. O livro intercala momentos do presente e do passado, contando a história das duas mulheres e o que acontece com a neta que vê seu futuro perdido. A Distância entre Nós é um título perfeito para esta obra que no final mostra que cada pessoa tem que fazer sua escolha no silêncio de sua consciência, que a família influencia muito. É um livro que pode não abandonar o leitor por um tempo depois de terminada a leitura. É uma história que provoca, machuca, faz refletir e avaliar.