Mais de R$126 bilhões foram faturados através de compras pela internet no Brasil em 2020. Os números representam um crescimento de 68% em relação a 2019. om várias lojas físicas no Brasil tendo que fechar por um tempo por conta da pandemia, a internet foi a responsável por alavancar as vendas e salvar diversas empresas da falência. Foram mais de 300 milhões de pedidos realizados pelos consumidores no ano passado.
Ao mesmo tempo em que as vendas dispararam, o número de reclamações também aumentou. Em Santa Catarina, por exemplo, o Procon teve um crescimento de 300% nos atendimentos relacionados a compras pela internet. Dentre os diversos problemas apresentados, muitos deles se tratavam de golpes em compras online.
Você já foi vítima ou conhece alguém que já foi vítima de um? Sabe o que fazer para não ser uma futura vítima? Acompanhe nossas dicas a seguir e fique atento:
1 – Saiba se a empresa é de confiança
Os sites que realizam vendas pela internet são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ (Geralmente ficam no fundo do site). Desconfie de empresas que não lhe apresentem isso de prontidão. Lembre-se de colocar esses dados em navegadores de busca para confirmar a veracidade.
2 – Tenha certeza de que você terá como entrar em contato
Identifique as informações de contato da empresa online. Quanto mais fácil for para você entrar em contato com o vendedor, mais credibilidade o site passará. Com isso, é menos provável que você seja vítima de um golpe virtual. Muitos, inclusive, possuem a opção de chat online. Isso reforça a credibilidade do mesmo.
3 – O site possui certificação digital?
Você sabia que as certificações digitais existem justamente para evitar as fraudes? Quanto mais selos de segurança e certificações digitais, melhor. Além disso, é importante ficar atento se o endereço eletrônico começa com “https” ao invés de “http”.
Ricardo Fernandes, especialista em segurança online e editor do Mago Da Tecnologia, explica a diferença importante entre eles: “HTTPS é, na tradução para o português, o Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto. Mas o que isso significa? Quer dizer que ele possui uma camada de segurança, como confidencialidade, integridade e autenticação de dados. Portanto, desconfie de qualquer site que venha lhe pedir dados e que seja apenas HTTP, pois ele não protegerá nenhum dado seu. Provavelmente se trata de um golpe”, explica.
4 – Procure por boas recomendações
Pesquise na internet quem já comprou o mesmo produto que você. Descubra se a empresa que você vai comprar tem um bom relacionamento com os clientes, em sites como o ReclameAqui. Além disso, as redes sociais são excelentes ferramentas para você realizar esta busca. Hoje em dia é muito fácil encontrar pessoas satisfeitas e insatisfeitas.
5 – Peça indicações de amigos que já compraram
Nada melhor do que antes de comprar, pedir indicações de parentes e amigos. Principalmente daqueles que já estão acostumados a comprar pela internet.
6 – Desconfie de promoções fora do comum
Preços muito baixos podem ser um sinal de tentativa de fraude. Fique atento! Procure o mesmo produto em outros sites. Além disso, não passe nenhum tipo de dado para conseguir desconto. Muito cuidado!
7 – Guarde os comprovantes
Lembre-se de imprimir ou salvar no computador (e na nuvem) as notas que indicam que a compra foi realizada. Eles serão úteis no futuro caso você tenha algum problema.
Dica extra: Cartão de Crédito Virtual
A maioria dos bancos hoje em dia possui a opção do cartão de crédito virtual, voltado especificamente para compras na internet. É um cartão gerado na hora pelo aplicativo do banco. A diferença para o cartão físico é a sua numeração temporária de identificação e do código de segurança. Ele expira depois de determinado tempo e não pode ser utilizado após esse período (geralmente de 24 a 48 horas).
Portanto, caso aconteça de seus dados serem roubados a chance de você ser lesado é bem menor. É importante ressaltar que os gastos desse cartão virtual vão para a conta do seu cartão de crédito normal e que o limite é o mesmo.