FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Dia Mundial Contra Aids: capacitação sobre Cuidado Compartilhado em Criciúma

aids

Encontro vai discutir o cuidado entre Serviço Especializado e Atenção Básica para pessoas vivendo com HIV.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado dia 1º de dezembro, o Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/Aids (Pamdha) realizará uma capacitação para médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica nesta quarta-feira (28). O encontro ocorrerá no Interclass Hotel e visa discutir o Cuidado Compartilhado entre Serviço Especializado e Atenção Básica para pessoas vivendo com HIV.

As palestras serão ministradas pelo infectologista, Rafael Aguiar Macial, infectologista e pesquisador da Unifesp, Ricardo Diaz e a consultora da Cooperação Interfederativa de Santa Catarina, Vanessa Baldez do Canto.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera
Net Lider
Credisol
Contape

Atualmente, são mais de quatro mil pessoas acompanhadas e atendidas para tratamento de HIV em Criciúma. No ano passado, foram notificados 170 novos casos de HIV/Aids no município. De janeiro até outubro deste ano já foram registradas mais 176 pessoas. Segundo a coordenadora do Pamdha, Patrícia Oenning, a concentração de casos está na faixa etária de 20 a 49 anos e do sexo masculino. “A taxa de detecção do município é de 39,6 por 100 mil habitantes, sendo mais alta que a taxa nacional de 20,4 e estadual que é de 32,2 por 100 mil habitantes”, compara.

Conforme a coordenadora, a capacitação e a implantação do novo modelo assistencial é para obter uma melhora no atendimento às pessoas vivendo com HIV. Não focando apenas nos serviços especializados, mas sim em diferentes níveis da atenção básica. “Nesse novo modelo, a atenção básica será a porta de entrada e ordenadora do cuidado, garantindo um adequado acesso aos usuários do sistema, possibilitando às pessoas infectadas que convivam melhor com o HIV e tenham mais qualidade de vida”, frisa a coordenadora.

Declaração de Paris

Com objetivo de acabar com a epidemia de HIV/Aids do município até 2030, a Prefeitura de Criciúma assinou a Declaração de Paris em julho. A coordenadora explica que entre os compromissos, está a meta 90-90-90. “Quer dizer 90% das pessoas que vivem com HIV diagnosticadas, 90% das pessoas que sabem que têm HIV recebendo tratamento antirretroviral e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável”.

A proposta foi encabeçada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Testes rápidos

Além da declaração, a Administração Municipal também oferece testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O exame é gratuito e sigiloso.

Francine Ferreira – Ana de Mattia


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo