No documento endereçado ao Governo do Estado, assinado pelos líderes das bancadas consta o pedido de novos agentes de segurança e uma força tarefa em Criciúma.
O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, PMDB, encabeçou o envio de uma moção para o Governo solicitando novos agentes de segurança e uma nova força tarefa na cidade de Criciúma. O documento recebeu a assinatura dos demais parlamentares, durante a sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 16.
Segundo o Vampiro, mais de 50 homicídios foram registrados em Criciúma até setembro de 2015, um índice maior que o dobro do ano passado. “Não adianta apresentarmos índices e mostrar a necessidade urgente de novos agentes de segurança no Estado, se não há uma ação efetiva por parte do Governo. Estamos apelando para que as ações comecem na cidade mais violenta de Santa Catarina”, comentou o parlamentar.
A Organização das Nações Unidas (ONU), classifica uma cidade com violência epidêmica quando há mais de 10 mortes violentas por 100 mil habitantes. A cidade de Criciúma está com 24,5 mortes para cada 100 mil habitantes, superando Joinville que está com 12 mortes por 100 mil. “Não vou me calar e nem descansar enquanto a população estiver com medo e insegura”, finalizou.