O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) prestou homenagem ao município de Forquilhinha, no sul do Estado, na sessão da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (23). Durante discurso, o parlamentar destacou a luta emancipacionista capitaneada pelo primeiro prefeito, Vanderlei Ricken, e o fortalecimento da cidade, que completa 26 anos de emancipação no próximo domingo (26), através da convergência e a união de esforços.
“O projeto que tratava da matéria dormia em alguma gaveta da Câmara Municipal de Criciúma, até que o então vereador Alfredo Arns fez uma declaração desengavetadora. “Se o projeto não andar, eu não volto mais aqui”. A tática de Alfredo funcionou e o distrito nasceu em abril de 1959”, detalhou Minotto.
Após 30 anos, coube ao então governador em exercício de Santa Catarina, Cacildo Maldaner, sancionar o projeto de emancipação de Forquilhinha. Era 26 de abril de 1989. Estava criado, enfim, o município de Forquilhinha. “Em 1º de janeiro de 1990, assumia como primeiro prefeito meu companheiro de luta e de partido do PDT, Vanderlei Ricken, que durante cerca de dez anos presidiu o movimento emancipacionista”, explicou.
De acordo com o deputado Rodrigo Minotto, Forquilhinha tem uma economia bastante diversificada. São indústrias de grande e pequeno porte de agronegócios, empresas de tratamento de minerais, empresas de produtos alimentícios, empresas de vestuário e do setor metal mecânico e se destaca como o maior produtor de arroz de Santa Catarina e pelo alto índice de desenvolvimento humano.
O pedetista falou ainda que Forquilhinha já deu ao país tantos nomes de importância pelas causas sociais e humanitárias que abraçaram, como o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Zilda Arns – a sua irmã, da Pastoral da Criança -, e o atual secretário da CNBB, Dom Leonardo Steiner.
“É em Forquilhinha que me criei e estou educando minhas filhas. É lá que moraram meus pais, e onde aprendi a importância da solidariedade, da temperança, do valor da família, da participação política, de lutar pelo bem estar das pessoas e me tornei o que sou hoje: seu representante nesta casa”, afirmou Minotto.
Para finalizar o discurso em homenagem a cidade em que reside, o deputado agradeceu a confiança depositada pelo povo de Forquilhinha, e também a oportunidade de poder representar a cidade no Parlamento Catarinense. “Sou grato aos forquilhinhenses e sinto muito orgulho de minha terra, da devoção de sua gente trabalhadora, de seus filhos mais ilustres, da sua gente hospitaleira. Daqui desta Casa, aos meus conterrâneos de Forquilhinha, presto minha homenagem. Parabéns a terra que me adotou desde criança. Parabéns Forquilhinha”, saudou Rodrigo Minotto.
João Manoel Neto|Foto: Yuri Santos