FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Deputado Minotto critica nova regra para distribuição de aulas para professores

fotonoticia 030817 sessao ordinaria VS45

A distribuição de aulas e o reordenamento dos professores efetivos previstos para o ano letivo de 2018 foram tratados na tarde desta terça-feira, 3, pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT). Da tribuna da Assembleia Legislativa, ele alertou que escolas e professores receberam com surpresa o Oficio Circular DIGP/SED nº 0316/2017, fundamentada na Lei Complementar nº 668/2015, e a orientação não vem esclarecendo a comunidade escolar.

A Secretaria afirma que não abre mão de que a base da distribuição de aulas seja a carga horária do concurso público, e que a possibilidade de complementação de carga horária em outra disciplina de habilitação do professor, será somente depois de todos os profissionais terem escolhido a disciplina titular do concurso.

“Percorri 150 municípios catarinenses e visitei muitas escolas, ouvindo professores, diretores e assistentes técnicos pedagógicos e a reclamação é geral. Os professores que não conseguirem completar sua carga horária na escola de sua lotação, deverão completá-la em escolas localizadas até, no máximo, 20 quilômetros de distância, o que está sendo desrespeitado no item 17 da orientação”, declarou o deputado.

Coopera
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

A distribuição da carga horária obriga a complementação em outras escolas e a redução da carga horária dos professores. No entanto, para o parlamentar, o professor não pode ter sua carga horária reduzida quando não houver a disponibilidade da disciplina titular. “A aplicação da nova lei, na prática, não vem trazendo benefícios a educação catarinense. Ao contrário, impacta fortemente nos professores e, hoje, o que vemos é o descontentamento generalizado nas unidades escolares”, coloca.

“Se o professor se recusar a se enquadrar nas orientações da Secretaria de Estado da Educação terá sua carga horária reduzida. Não concordamos com a forma unilateral de distribuição de carga horária para 2018 em desarmonia com uma gestão de ensino democrática e salutar. Esperamos e apelamos para que inicie imediatamente o diálogo com os professores na busca de saídas que contemplem os dois lados, sob pena de deflagração de movimentos e de greve da categoria”, alertou Minotto.

Francine Ferreira – João Manoel Neto


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo