O reconhecimento de uma história construída por diversas lutas e conquistas será marcado por sessão solene em homenagem aos 26 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr), na próxima segunda-feira, 31 de agosto, às 19h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
A proposição da solenidade é do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) visando destacar a importância das lutas históricas da entidade e, pelo reconhecimento do protagonismo do Sindicato nos enfrentamentos em defesa dos direitos dos trabalhadores do setor da alimentação no sul do estado.
“Esta é uma justa e merecida homenagem. Sinto-me honrado de ter participado do processo de construção da NR-36 dos frigoríficos, que, indiscutivelmente representa um marco nas lutas sindicais por direitos dos trabalhadores da área da alimentação”, pontua Minotto.
A entidade foi fundada em 19 de agosto de 1989 e abrange cerca de sete mil trabalhadores e quatro mil associados distribuídos em 27 municípios – de Passo de Torres a Jaguaruna. Ao longo deste período incontáveis mobilizações, paralisações e greves marcaram a organização dos trabalhadores nas batalhas para garantir a melhorias nos salários e nas condições de trabalho com a implantação das pausas nos frigoríficos para a redução das doenças ocupacionais e, a manutenção do plano de saúde entre outros benefícios.
Para o presidente do Sindicato, Célio Alves Elias, a escolha do Deputado Rodrigo Minotto em homenagear o Sintiacr legitima o trabalho e a atuação da entidade em favor da classe trabalhadora e os demais grupos sociais da Região. “Significa que estamos no caminho certo em nossas atuações em defesa dos trabalhadores. São 26 anos de muitas lutas e também de muitas conquistas. Essa homenagem solidifica ainda mais o nosso trabalho e a nossa presença na Região e em nível nacional”, destaca Célio.
Devem participar da solenidade o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, o presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-Cut), Siderlei de Oliveira, o Procurador do Trabalho, Sandro Sardá e demais convidados que serão homenageados.