O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, PMDB, utilizou a tribuna na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 18, para criticar a falta de alertas sobre a tempestade severa que atingiu o sul de Santa Catarina no último domingo. De acordo com o parlamentar, não houve ênfase na gravidade da condição climática prevista. “Muitas pessoas estavam nas praias, ruas e estradas sem se dar conta do perigo que enfrentavam”, relatou.
Na avaliação do deputado Vampiro, há necessidade de um investimento maior do Governo do Estado nos radares meteorológicos que cobrem Santa Catarina, e um alerta mais amplo quando uma tempestade severa estiver prevista, além dos tradicionais canais utilizados pelo site e redes sociais. “Uma das maiores queixas da população atingida é de que não houve uma comunicação mais ampla do que estava por vir. Em casos de tempo severo, é preciso alertar com antecipação em todos os meios disponíveis”, disse.
A tempestade que provocou a morte de uma criança em Tubarão e também causou destruição em diversas cidades na Amurel, é considerada a maior anomalia climática de Santa Catarina em 2016. Fortes ventos destruíram empresas, prédios públicos e residências, além de provocar um ‘tsunami meteorológico’ que submergiu veículos no Balneário Rincão e na barra do Rio Araranguá. A Defesa Civil montou uma força tarefa para atender as pessoas atingidas.