O Deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) cobrou essa semana explicações sobre a situação lamentável de muitas escolas que estão interditadas por falta de condições em todo Estado de Santa Catarina. Na Assembleia Legislativa, ele levantou vários questionamentos que preocupam alunos, pais e professores.
“Falta gestão? Falta dinheiro? Falta vontade política? Qual é a motivação que um aluno tem de ir para uma sala de aula num colégio desta forma? Qual é a vontade que ele vai ter de estudar?”, perguntou.
Somente no sul do Estado foram sete escolas de Sombrio e Balneário Gaivota interditadas pela Promotoria de Justiça, atendendo solicitação do Ministério Público. Os problemas vão desde a fiação elétrica até a falta de equipamentos de combate a incêndio, saídas de emergência e infestação de baratas e larvas.
Minotto adiantou que seria interessante a presença do Secretário de Estado da Educação na Alesc para explicar a verdadeira realidade da educação no Estado. “É o momento de nós pensarmos o que queremos com a educação e buscarmos as soluções. Estamos aqui para contribuir, e por isso a presença do secretário poderia nos ajudar a encontrar os caminhos para resolver esses problemas”, adianta o parlamentar.