O secretário de estado da segurança pública, César Grubba, recebeu nesta semana os deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Zé Nei Ascari (PSD), e os advogados presidentes da seccional da OAB de Criciúma e Fórum de Criciúma (Forcri), Fábio Jeremias e Tito Lívio Góes, respectivamente. Na pauta o encaminhamento das demandas levantadas em audiência pública realizada no dia 14 de março, em Criciúma.
Eles foram informados de que já foram instaladas cerca de 40 câmeras de segurança na cidade, e o restante estará em funcionamento até o fim de junho, totalizando 141 equipamentos. Grubba também assegurou que a próxima base aérea, prevista para ser instalada em 2017 ou 2018, será em Criciúma. Quanto ao aumento do efetivo, o secretário adiantou que serão formados e ficarão em Criciúma cerca de 60 policiais militares.
“O secretário também se comprometeu em avaliar com o delegado geral de polícia a possibilidade de remanejar alguns policiais civis e delegados para a região de Criciúma. Foi uma reunião bastante positiva”, explica Minotto.
César Grubba confirmou o início de formação de 711 praças a partir de 1º de junho, e a nomeação de 420 agentes e 66 delegados para a mesma data. Grubba também afirmou que aguarda o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para prorrogar o concurso público da PM. A construção do CASE está em processo de licitação, e, assim como a reforma do IPREV e a construção do complexo de segurança de Forquilhinha não param mais.
“A união de forças e ações continuas de todas as entidades, em conjunto com a forças políticas, demonstra a preocupação da nossa cidade com o tema. A OAB estará sempre presente, somando forças na busca por melhorias na área da segurança pública”, coloca o presidente da OAB, Fábio Jeremias.