Mudança no atendimento começou no início de março, por conta de uma baixa no efetivo.
Desde o dia 7 de março, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Criciúma passou a atender em turno único, das 12h às 18h, inicialmente de forma provisória, por conta de uma baixa de nove funcionários no efetivo. No entanto, em virtude de uma avaliação positiva da forma como o serviço vem sendo desempenhado, a alteração se tornará definitiva.
Para o delegado regional de Polícia Civil de Criciúma, Vítor Bianco Júnior, a equipe da Ciretran não sentiu tanta diferença na demanda depois da redução no horário de atendimento e tem conseguido suprir, com o turno único, a falta dos servidores que saíram no início do mês.
“O que acontece é que registramos um grande número de pessoas em um determinado período, sempre no início das tardes, o que torna o horário bastante crítico. Chega a formar filas na porta antes de a Ciretran abrir, ao meio dia, porque o pessoal acha que será melhor ir cedo. Mas, na verdade, se a pessoa chegar mais para o fim da tarde, depois das 16h, quase não tem ninguém esperando atendimento. A chance de pegar fila a partir da metade da tarde é pequena, só que as pessoas insistem em ir cedo”, argumenta.
Ainda assim, para a autoridade policial, a avaliação do andamento dos serviços, tanto internos quanto externos, tem sido positiva.
Menos três funcionários
Com a chegada do fim do mês de março, se encerram os contratos de mais três funcionários da Ciretran, elevando para 12 o número de profissionais que parou de atuar na Circunscrição nas últimas semanas.
Até o momento, a Delegacia Regional ainda aguarda um posicionamento do Governo do Estado, em relação à possibilidade de anexar um aditivo a esses contratos. “Ai não perderíamos os últimos três. Existe uma expectativa, mas a princípio eles já receberam o aviso prévio. Para que não saiam, esse aditivo teria que ser assinado já nos próximos dias”, explica Bianco Júnior.
Além disso, de acordo com o delegado, existe um estudo sendo realizado pelos setores competentes do Governo do Estado, estudando a recontratação dos profissionais que saíram inicialmente, ou de novas pessoas. “Em caso de os outros nove retornarem, haverá a possibilidade de ampliarmos o horário de atendimento para 12h às 19h”, acrescenta.
Na Delegacia Regional, mudança a partir desta segunda-feira
Enquanto a Ciretran aguarda encaminhamentos, a Delegacia Regional de Polícia Civil irá padronizar seu horário de atendimento com as Delegacias Regionais de Araranguá, Tubarão e Laguna, passando a atender de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
“A ampliação vai ser colocada em prática, com relação aos policiais civis, a partir desta segunda-feira, primeiro de abril, com o início do mês de abril. Além disso, em dois dias da semana haverá reposição de horário de forma interna, sem atendimento ao público, para que possamos dar uma maior vazão aos procedimentos represados”, completa a autoridade policial.