A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou o alerta para chuvas volumosas durante essa semana em todo o Estado, devido à formação de um ciclone extratropical, associada à passagem de uma frente fria e sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera.
O meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Freta, destaca que as condições apontam para a ocorrência de chuvas que podem superar a média esperada para todo o mês de maio. “Há risco alto para ocorrências como alagamentos, inundações e deslizamentos, principalmente para o Litoral Sul, além de condições para rajadas de vento e mar agitado”, afirma.
De acordo com a nota, o tempo em Santa Catarina será influenciado pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica e pela formação de sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera.
“Esta configuração vai resultar em chuva frequente no estado, sendo mais intensa e acompanhada por temporais por alguns momentos, sobretudo do Oeste ao Litoral Sul e também no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis”, consta na nota.