Voluntários que desejarem atuar na Defesa Civil poderão se capacitar no curso de Agente de Defesa Civil Voluntário. O objetivo do curso é selecionar membros da comunidade para atuar na função de agentes voluntários e capacitá-los com a finalidade de agir na Gestão de Riscos e Desastres, principalmente as emergências, evitando ou minimizando consequências desastrosas.
Os detalhes foram acertados na última semana, quando diretor da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Vanderlei Alexandre; o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira; e o presidente do Colegiado de Defesa Civil da AMREC, Dione Borba, estiveram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina, em Florianópolis, reunidos com o diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil, Coronel Alexandre Corrêa Dutra, e a gerente de ensino e capacitação, Regina Panceri.
“Apresentamos o projeto de voluntariado que atuarão na Defesa Civil. Temos apoio para certificações, professores, materiais e também o financeiros”, conta o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. Ele afirma que o curso está bem montando. “O curso vai ao encontro dos objetivos de Estado da Defesa Civil”, relata.
Ao todo são 40 vagas, e as inscrições vão de 19 de agosto a 16 de setembro. A aula inaugural será no dia 23 de setembro, com a palestra do Secretario de Estado da Defesa Civil, e os candidatos precisam ser residentes nos municípios que fazem parte da AMREC.
As inscrições podem ser feitas no online, por meio do link do órgão. Os selecionados deverão realizar a matrícula de 17 a 20 de setembro, na sede da Defesa Civil de Criciúma, localizada na rua Álvaro Catão, nº 913, no bairro Operário Nova.
Com 45 horas aula, a capacitação contará com disciplinas de noções básicas de Defesa Civil, percepção de risco, prevenção e combate a incêndios, mobilização social e liderança comunitária, primeiros socorros, entre outras atividades. O curso será realizado de 23 de setembro a 26 de outubro, todas as terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, às 8h, no auditório da Amrec, localizado na Avenida Santos Dumont, no bairro Milanese.
Requisitos
Os interessados devem ter no mínimo 18 anos até o início do curso, estar em dia com as obrigações legais e ser alfabetizado. “O maior objetivo das ações da Defesa Civil é a proteção da vida e a redução do risco de desastres. As políticas públicas nessa área incluem, além de ações estruturais, a preparação das comunidades em áreas de risco e a capacitação dos agentes de Defesa Civil”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba.