Em visitas recentes, graduações foram avaliadas com excelentes notas.
Na hora da escolha por um curso superior, um dos pontos que o estudante deve levar em consideração é a qualidade da instituição de ensino. Infraestrutura, qualificação dos professores, oportunidades de estágio, participação em projetos e realização de atividades práticas. Tudo contribui com o processo de aprendizagem. E nos últimos meses, após migrar ao Sistema Federal de Educação, a Unesc recebeu a visita de avaliadores do MEC (Ministério da Educação), que vêm reconhecendo os cursos da Universidade como de referência.
Nas avaliações, a maioria dos cursos recebeu notas 4 ou 5 – de um máximo possível de 5 – no CC (Conceito de Curso). Este conceito é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Ele é feito a partir de uma avaliação presencial às instituições e leva em consideração diversos pontos, como processo de aprendizagem, estrutura e qualificação dos professores.
Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a avaliação representa uma possibilidade concreta de refletir e implementar ações que possam melhorar as construções teórico-práticas de Instituição. “Os resultados apontados pelos relatórios do MEC oferecem indicativos de qualidade significativos dos nossos cursos de graduação. Isso nos mobiliza a buscar ainda mais a excelência nos atos de ensinar e aprender e na gestão dos processos educativos, para que possamos consolidar continuadamente esses resultados”, comenta a pró-reitora.
Investir no futuro profissional
Os interessados em investir em sua formação profissional, escolhendo a Unesc, reconhecida pelo MEC pela suaexcelência no ensino e premiada pelo trabalho em pesquisa e extensão, podem contar com bolsas de estudo, descontos e financiamento para mais de 40 cursos, presenciais e à distância.
No ingresso pela análise do histórico escolar, o candidato entra na Universidade e pode concorrer a bolsas, obter descontos ou fazer financiamento estudantil. As inscrições estão abertas até 30 de junho e podem ser realizadas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, das 9h30 às 21 horas, ou pelo site da Unesc.
Bolsas
Em qualquer um dos cursos, o candidato que tiver renda per capita familiar de até dois salários mínimos e meio, pode ser beneficiado com bolsa de 20%, pelo Nossa Bolsa.
Já pelo Nossa Bolsa Licenciatura, o calouro pode receber bolsas de 50% (no caso de renda per capita familiar de até três salários mínimos) ou 100% (renda per capita de até um salário mínimo e meio) para os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras (Língua Portuguesa), Matemática e Pedagogia no período vespertino.
Descontos
Os acadêmicos com 50 anos ou mais, receberão descontos de 30% no decorrer do curso, com acréscimo 1,5% a cada semestre concluído. Egressos da Unesc que quiserem fazer a segunda habilitação – em Licenciatura ou Bacharelado – ganham descontos de 30% em toda a graduação e os que pretendem o segundo curso superior, desconto de 20%. Profissionais formados por outras instituições que ingressarem para fazer a segunda graduação na Unesc recebem benefício de 10%.
Unesc Financia
O estudante interessado em financiar até 50% do curso pode optar pelo Unesc Financia na hora da inscrição para o ingresso na Unesc. Ele não poderá estar matriculado em nenhum curso de graduação. A modalidade de pagamento possibilita que o estudante quite o financiamento no mesmo prazo em que utilizou – em um curso de quatro anos, o acadêmico terá quatro anos após concluir a graduação para quitar os valores.