A capacitação está prestes a formar 24 alunas, que saem aptas para o mercado de trabalho.
Em meio a linhas, tecidos, agulhas e máquinas, mulheres de Forquilhinha buscam novas oportunidades por meio do Curso de Corte e Costura oferecido pela Secretaria de Assistência Social da Administração Municipal. A capacitação ocorre duas vezes por semanas, nas terças e quintas-feira, nos períodos matutino e vespertino. Ao todo, são 200 horas de curso. Uma turma iniciou o aprendizado em abril e terminará no fim do mês de outubro.
Já nas segundas-feira, a sala e as máquinas ficam à disposição para que outras mulheres, que finalizaram o curso em anos anteriores, possam praticar e relembrar o que aprenderam. “Mais do que vir praticar, é meio que um ponto de encontro e fico feliz por isso, pois além de elas terem aprendido, também fizeram amizades”, argumenta a monitora do curso, Maricelma da Silva Correa.
De acordo com a monitora, muitas mulheres chegam sem saber utilizar a máquina e, aos poucos, aprendem. “Elas começam no papel para treinar, depois trabalham com peças pequenas até pegar a prática na máquina. Por fim, já costuram até peças de roupa. Algumas já saíram do curso e até montaram uma facção própria, outras começaram a trabalhar como costureira”, completa Maricelma.
O curso
O projeto oferece curso de corte e costura totalmente gratuito, em que homens e mulheres de todas as idades podem participar. Ao fim, as participantes recebem um certificado de conclusão e saem aptas para o mercado de trabalho.
Segundo o secretário de Assistência Social de Forquilhinha, Darcy Gomes Ferreira, a ação é importante pois possibilita novas oportunidades às mulheres. “O objetivo é contribuir para o aumento das chances de ocupação e renda dessas famílias, permitindo o acesso ao mercado de trabalho”, ressalta.
Já existe uma lista de pessoas interessadas em participar da próxima turma do curso.