O Governo do Estado, por meio da Epagri, Fapesc e SC Rural, e demais patrocinadores e apoiadores, irá promover em Balneário Arroio do Silva entre esta terça-feira, 23, e quinta, 25, no Scaini Palace Hotel, o VII Simpósio Brasileiro sobre a Cultura do Maracujazeiro, II Seminário Sul-Brasileiro sobre Maracujazeiro e V Reunião Técnica sobre a cultura do maracujazeiro: desafios da pesquisa e extensão rural para a próxima década.
O gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, destaca que o evento terá como objetivo atualizar tecnologicamente a cadeia produtiva do maracujazeiro do Brasil com conhecimentos técnicos e científicos, reunindo cerca de 300 pesquisadores, técnicos e professores da iniciativa pública e privada para a definição de novos rumos na geração e difusão de conhecimento para o produtor de maracujá do Brasil.
O Pesquisador da Epagri, Dr. Henrique Belmonte Petry, cita que durante estes três dias serão promovidos diálogos entre os participantes, principalmente, sobre as técnicas de cultivo, mercado interno e externo para frutos e produtos industrializados. Também serão discutidos os desafios para a estabilização desta cultura nas diferentes Regiões do Brasil na próxima década.
O evento contará com uma extensa programação. Na terça-feira, 23, as discussões serão a partir do tema “Panorama da Cultura no Brasil: mercados e as regiões produtoras”, na quarta-feira, 24, sobre “Sistema de plantio direto do Maracujazeiro” e na quinta-feira, 25, enfocando a “Produção de maracujá em Santa Catarina”, com visita guiada em produção de maracujazeiro-azedo no Sul de Santa Catarina.