Quem não deseja poder ir a um ótimo dermatologista e receber tratamentos dos mais diversos para manter a pele sempre linda, saudável, firme e livre de manchas e rugas? Mas a verdade é que nem todos podem arcar com os custos dos cuidados estéticos.
Além do mais, com a necessidade de manter o isolamento por conta da pandemia da Covid-19, muitas pessoas optaram por cuidar da pele por conta própria na quarentena.
Ainda que seja possível e recomendável realizar o autocuidado da pele diariamente, é preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para evitar o efeito rebote.
Isso porque, apenas profissionais especializados podem analisar a sua pele, identificar os problemas e necessidades e prescrever a melhor forma de cuidado e/ou tratamento.
De todo modo, os especialistas recomendam alguns cuidados básicos que podem ser adotados no autocuidado diário da pele.
-
Produto errado para o tipo de pele
Um dos maiores problemas do autocuidado da pele sem acompanhamento de um dermatologista é o uso de cosméticos inadequados. Como cada pessoa tem um tipo de pele, é preciso, primeiramente, identificá-lo para, então, comprar o produto certo.
Uma pele oleosa utilizando cosméticos que contenham óleo em sua composição só fará o sebo, o brilho e as espinhas aumentarem.
Enquanto que uma pessoa com pele seca, precisa necessariamente de mais hidratação. Caso contrário, se utilizar produtos que tenham álcool na lista de ingredientes a pele ressecaria ainda mais.
Por isso, antes de iniciar o uso de um produto, certifique-se de que o cosmético é o indicado para o seu tipo de pele.
-
Uso de cosmético antes da hora
Outro cuidado que se deve ter quando for tratar pele é não utilizar produtos antes do tempo certo. Um bom exemplo são os cosméticos que agem contra o envelhecimento. O creme anti-idade é eficiente para conter o aparecimento de linhas de expressão e rugas.
Mas ele deve ser usado a partir dos 20 anos de idade. Antes disso, é importante ter o acompanhamento de um especialista para evitar que ocorram alergias e irritação.
Isso porque a maioria desses cremes contém ácidos em sua fórmula e a pele antes dos 20 anos costuma ser mais fina e sensível.
-
Horário de aplicação
Dependendo do produto que você usa na pele é preciso atenção para a indicação do melhor horário de uso de cada cosmético. E esse ponto não deve ser negligenciado.
O fato é que muitos cosméticos possuem ativos que sofrem alteração quando a pele entra em contato com a luz do sol ou até mesmo da luz artificial. E isso pode causar manchas escuras e permanentes no rosto.