Já com atuação no Bairro Cidade Alta, a Central Única das Favelas (CUFA) está expandindo suas ações em Forquilhinha, para auxiliar ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta semana, o projeto chegou às comunidades Saturno e Vila Franca, com a primeira de seis entregas de cestas básicas para 21 mulheres cadastradas no programa “Mães da Favela – Especial da Vale”.
Até então, somente na Cidade Alta, 231 mães cadastradas já vinham participando de diferentes projetos oferecidos pela instituição. Para o coordenador da CUFA em Forquilhinha, Vítor da Rosa, é de extrema importância que o movimento consiga chegar à cidade, onde os polos entre centro e periferia são bastante divididos.
“Os problemas sociais da periferia são pouco assistidos, fator que promove a exclusão e desigualdade social que, principalmente diante da pandemia, tem se agravado para essa camada da população que é contemplada pela Central Única das Favelas no município e no Brasil”, completa.
A CUFA é uma instituição com reconhecimento internacional, com atuação principalmente nos campos sociais, desportivos e culturais. A CUFA Santa Catarina tem sua base localizada em Criciúma, sob a coordenação de Alex Gabriel Rodrigues.