Escola de Futebol EuroBarcelona e PROFUT F.C. trouxe Marcelo Pereira para bate-papo que evidencia a importância dos responsáveis na construção da carreira dos filhos.
Quando o assunto é construir uma carreira no esporte a longo prazo, saber lidar e entender o processo da formação dos pequenos atletas, de 6 a 12 anos, é algo que demanda atenção e zelo. Com tamanha pressão, os pais desempenham papel essencial e atuam como pilares para o equilíbrio entre a concretização do sonho e a qualidade de vida do filho. Com esse objetivo, em parceria com a Escola de Futebol EuroBarcelona e o PROFUT F.C., o Criciúma Shopping recebeu o observador técnico do Flamengo, Marcelo Pereira, para uma reflexão a respeito do papel dos responsáveis na futura carreira das crianças. O encontro aconteceu no cinema do estabelecimento e lotou todas as cadeiras.
A escolha do palestrante e do tema não foi ao acaso, uma vez que o observador técnico já recruta jovens talentos dos clubes e escolas de futebol iniciantes da região. Nesse sentido, o objetivo foi ressaltar a importância da paciência dos adultos, que precisam saber conciliar a infância com o início da carreira dos futuros jogadores de futebol. “Essa é uma carreira que começa muito cedo, mas não podemos esquecer que são crianças. Por isso, todo apoio e entendimento nesse período torna-se essencial”, destaca o observador técnico do Flamengo.
Segundo o sócio proprietário da Escola de Futebol EuroBarcelona e PROFUT F.C., Joni Luiz dos Santos, a ideia de realizar um evento do tipo já existia há muito tempo. “Tivemos a perspectiva do Marcelo, de como funciona a formação dos atletas de alto rendimento, e notamos a relevância de trazer o assunto à tona, sem esquecer que os pais formam as crianças para a vida”, enfatiza Santos.
Parceiro em ações anteriores, o Criciúma Shopping surgiu como o local ideal para receber o evento, dado que possui infraestrutura completa para recepcionar o público da maneira mais confortável. “Ficamos extremamente felizes em fazer parte de um momento como este, de troca de aprendizado que, sem sombra de dúvidas, contribuirá muito para a gestão da carreira dos talentos da nossa região. Esperamos ver muitas crianças alçando voos mais altos daqui a alguns anos”, afirma o gerente comercial e operacional do estabelecimento, Guilherme Sardá.
Identificação de novos talentos
Atualmente, a Escola de Futebol EuroBarcelona treina em torno de 700 alunos e o PROFUT F.C capacita aproximadamente 120 jogadores. Além da palestra ministrada, Pereira também tem visitado os treinos para avaliar os pequenos em campo. “O próximo passo é fazer uma observação e passar uma lista de relação dos atletas que estão em monitoramento e quais tem condições de fazer uma avaliação no Flamengo”, explica.