Criciúma sedia nesta sexta-feira, 21, o II Seminário Regional da Defesa Civil do Estado. O evento reúne representantes de 12 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma. O encontro discute a importância da política de proteção e defesa civil nos municípios a fim de despertar o interesse da resiliência local.
Para isso, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, palestra pela manhã sobre a importância da estruturação da defesa civil no Estado e Município. Ele comenta que o Estado está se estruturando e para que tudo funcione como um ciclo, é preciso que o município também faça parte deste processo. “Este ano teremos 100% de cobertura por radares em Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais; e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe essa estrutura para que aconteça o conjunto de ações integradas”, comenta.
Pela parte da tarde, as palestras continuam com as diretorias de Respostas aos Desastres e de Prevenção. Cada pasta fala um pouco sobre o trabalho feito pela secretaria e como os municípios participam deste processo.
Além de gestores públicos e profissionais da área de proteção e defesa civil, público que simpatiza com o assunto também pode participar.