Com intuito de identificar alunos com alto rendimento e desenvolver suas habilidades intelectuais, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), está lançando em Santa Catarina um projeto pioneiro na área. O marco inicial do programa acontece em Criciúma, no I Encontro de Altas Habilidades/Superdotação na região Sul, que será realizado no dia 16 de março.
O evento é um encontro preparatório, realizado pela FCEE em parceria com a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional e Gerência Regional de Educação. O secretário Regional João Fabris recebeu a visita do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, nesta quinta-feira, 23, para acertar os detalhes do seminário.
A ideia é reunir os diretores das 61 escolas pertencentes a 20ª ADR, e apresentar o projeto. Posteriormente, as escolas deverão identificar os alunos com superdotação e indicar para a GERED, que fará a seleção e encaminhará para um núcleo de ensino totalmente preparado e desenvolvido para estes alunos.
Estima-se que 5% dos estudantes tenham habilidades acima da média. Conhecidos como superdotados, estes alunos, na maioria das vezes, não recebem o ensino adequado e tão pouco utilizam a capacidade de desenvolver e criar. De acordo com o Diretor de Ensino, este é um projeto pioneiro em Santa Catarina e deverá ser implantado em todas as ADR’s.
“Precisamos mapear este alunos e alavancar a possibilidade de não somente um reconhecimento acadêmico, como também o desenvolvimento em pesquisa e produção de uma sociedade. Estamos desafiando as ADR’s e GERED para entrar conosco neste projeto”, explica Souza.
Para o secretário Regional, será um desafio satisfatório. “Sabemos das dificuldades e dos desafios que vamos enfrentar, sobretudo por ser um projeto novo. Mas, precisamos atender estes alunos e reverter essas habilidades de maneira positiva e tecnológica para a sociedade”, afirma.