Mais de 100 inserções serão iniciadas nos próximos dias no Hospital São José.
Por meio da parceria entre Prefeitura de Criciúma e Hospital São José (HSJ), mais um passo para o fim da fila de espera para os procedimentos cardíacos foi dado na manhã desta quarta-feira, 24. O zeramento de cateterismo foi oficializado, no Paço Municipal Marcos Rovaris, em reunião entre o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e representantes do HSJ. Nos próximos dias, mais de 100 inserções começam a ser realizadas na unidade hospitalar.
“O paciente que precisa de um cateterismo pode estar correndo um risco muito sério. Portanto, iremos zerar e também programar as cirurgias cardíacas para que também possam ser zeradas, a exemplo da oncologia, radioterapia e quimioterapia”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Segundo a vice-diretora do HSJ, irmã Terezinha Buss, o hospital tem consciência da sua responsabilidade em ajudar a resolver os problemas mais significativos da saúde. “Um dos itens que vamos estar contribuindo é essa realização de cateterismo. Também faremos outros exames que o município tem necessidade e proporcionar um melhor atendimento aos pacientes naquilo que eles precisam”, afirma.
Ampliação de atendimentos
Na manhã desta quarta-feira também foi realizada uma reunião para discutir a ampliação de atendimentos na área da saúde pública. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) anunciou o aumento de vagas para estudantes de Medicina. Com isso, a parceria entre Administração Municipal e Unesc será ampliada nas áreas de fisioterapia, consultas especializadas e no atendimento de residentes junto às equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma.
Para a coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa, os nichos de trabalho oferecidos pela prefeitura são muito importantes. “Para nós, o SUS é uma escola e essa parceria é de extrema relevância para que possamos entregar profissionais aptos a atenderem na rede”, finaliza.