O mundo dos negócios online é o mais amplo, abrangente e diversificado que existe. No primeiro semestre de 2019 eram 930 mil e-commerces só no Brasil e a taxa de crescimento para 2020 é de 21,3%, segundo estudo da Crunchbase.
Diante esses números, torna-se desafiador encontrar formas para fazer seu e-commerce crescer. Ainda mais em tempos de crise econômica que atinge todos os comércios, digitais e físicos. Mas para todo ‘problema existe uma solução’. Neste ambiente, uma das soluções é iniciar um processo de análise bastante conhecido e usado há mais de 50 anos: o SWOT, em português FOFA.
Desmembrando as letras para melhor entender: S (Strengths) – Forças / W (Weaknesses) – Fraquezas / O (Opportunities) – Oportunidades / T (Threats) – Ameaças = SWOT.
Em português os significados são os mesmos, mas a ordem das letras muda: F (Forças) / O (Oportunidades) / F (Fraquezas) / A (Ameaças) = FOFA.
Ao primeiro olhar, o significado do termo parece algo simples, sem impacto. Mas sem a metodologia, aqueles planejamentos estratégicos ou planos de negócio ficarão estagnados. Não haverá crescimento. A análise proporcionará um diagnóstico completo de todos os cenários da empresa e de tudo ligado a ela, direta e indiretamente. Deixando mais claro quais pontos precisam melhorar e como fazê-lo. Além de dar auxílio na previsão de vendas dentro das condições atuais do mercado e da concorrência.
O SWOT analisa os fatores internos e externos, positivos e negativos, que impactam a empresa, dividindo-os em quatro categorias:
Ambiente Interno
Aqui, o gestor do e-commerce, junto de sua equipe, tem controle sob a maioria dos fatores, que alteram o caminhar do crescimento, e tem o poder da decisão, de mudar o cenário ou não.
Strengths (Forças): todos os quesitos em que a empresa é bem sucedida, que a coloca à frente das outras, como conhecimento diferenciado do setor, preços competitivos, visibilidade da marca, tecnologia atualizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos, etc. Aqui, os fatores costumam ser positivos.
Weaknesses (Fraquezas): pontos em que o negócio enfrenta dificuldades e travam o crescimento, como custos de transporte de mercadorias, gastos com a manutenção de equipamentos, desorganização e falta de sinergia da equipe, limitação de recursos, falta de política de preços, etc. Neste ponto e no segundo item do ambiente externo (logo abaixo), as características, normalmente, são negativas.
Ambiente Externo
Neste cenário o gestor não tem como interferir quanto ao o que acontece lá fora. No entanto, estando consciente e preparado para se posicionar, pode aproveitar o que for positivo.
Opportunities (Oportunidades): alternativas existentes no mercado onde o e-commerce está inserido e podem ser aproveitadas ou transformadas em recursos e competências, como conhecer o comportamento dos clientes, ter poder de negociação com fornecedores, inovações dos produtos e serviços do setor, novas políticas econômicas, etc. Assim como o primeiro item do ambiente interno, os fatores tendem a ser positivos.
Threats (Ameaças): situações que influenciam negativamente o cenário de seu negócio, como aumento da concorrência, do custo logístico, da mudança do comportamento de seu público-alvo, concorrentes de lojas físicas, crises financeiras, etc.
Desde sua criação (há mais de 5 décadas), a análise SWOT tem sido a base do planejamento estratégico de companhias dos mais diversos tamanhos e nichos. Isso pelo fato da sua simplicidade e flexibilidade.
As vantagens, benefícios e resultados que essa ferramenta oferece a curto, médio e longo prazo são vários. Possibilita um melhor entendimento de seu próprio negócio, auxilia no reestruturar e traçar de novos objetivos, no avaliar a situação de seus produtos/serviços, aponta o caminho para conhecer os consumidores e concorrentes, clareia a visão para identificar tendências, oportunidades e novos mercados, além de outros fatores que irão impulsionar seu e-commerce.
Lembrando: esse processo terá eficácia, ainda maior, se realizado anualmente.