Uma boa possibilidade para fortalecer laços familiares e comunitários, desenvolver a autonomia, trocar experiências positivas e valorizar a vida, são alguns dos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido pelo CRAS de Forquilhinha.
Já oferecido na unidade no Bairro Saturno, o serviço passa a ser realizado também no Bairro Cidade Alta. Uma unidade do SCFV passa a trabalhar com grupos de zero a 17 anos no bairro, com atividades dinâmicas, lúdicas, teóricas e práticas. Também são realizadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade dos usuários.
O SCFV é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único, encaminhados pela equipe técnica do serviço, conforme avaliação psicossocial.
A capacidade de atendimento será de em média 90 famílias. O espaço será inaugurado nesta quinta-feira, 14 horas na Rua da Liberdade, 91, Bairro Cidade Alta.
O que é?
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Ações/Atividades
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais. Na sede que será inaugurada, será ofertado, inicialmente, o Serviço para as seguintes faixas etárias: crianças de 03 a 05 anos e suas mães (6ª feira pela manhã – 9h30 às 11 horas); crianças de 6 a 09 anos (3ª feira pela manhã – 9h30 as 11h30) e adolescentes de 12 a 17 anos – 2ª feira pela manhã – 9h30 as 11h30.