FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Corpo de Bombeiros alerta sobre a presença de Dragões Azuis em praias de SC

Dragão Azul

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) emitiu Nota Oficial, esclarecendo informações a respeito da presença de Glaucus Atlanticus, animal marinho conhecido popularmente por “Dragão Azul”, em praias do litoral catarinense.

A Nota Oficial diz, na íntegra:

“Segundo informações do professor Alberto Lindner, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o molusco se alimenta de algumas outras espécies, incluindo as Caravelas Portuguesas, Physalia physalis, o que pode influenciar nas reações caso entre em contato com humanos, já que o Dragão Azul utiliza os nematocistos, ou seja, a parte das caravelas que gera a sensação de queimaduras, como agente defensor.

Dengo Produtos de Limpeza
Coopera
Contape
Credisol
Maderonchi
Net Lider

O animal é uma espécie oceânica, existente em águas quentes – tropicais e subtropicais – que estará em locais em que a presença das Caravelas for maior, por ser um predador.

Embora tenha o nome popular de Dragão Azul, os moluscos são pequenos, com cerca de 2 a 4cm e esta não é a primeira vez que aparecem em nosso litoral.

O professor Charrid Resgalla Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), explica que estes animais estão aparecendo em nossas praias por conta da mudança dos ventos e das correntes marítimas, uma característica presente neste verão.

Cuidados

Em Santa Catarina ainda não existem registros de acidentes com os Dragões Azuis, porém o perigo ocorre dependendo do que o animal se alimentou, portanto é preciso ficar atento e não encostar nos moluscos.

Fique alerta nas praias, quando estiver com bandeira lilás nos postos de guarda-vidas, que indicam a presença de águas-vivas e em caso de emergência procure o posto de guarda-vidas mais próximo ou ligue 193″.

Redação – Centro de Comunicação Social CBMSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo