O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) emitiu Nota Oficial, esclarecendo informações a respeito da presença de Glaucus Atlanticus, animal marinho conhecido popularmente por “Dragão Azul”, em praias do litoral catarinense.
A Nota Oficial diz, na íntegra:
“Segundo informações do professor Alberto Lindner, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o molusco se alimenta de algumas outras espécies, incluindo as Caravelas Portuguesas, Physalia physalis, o que pode influenciar nas reações caso entre em contato com humanos, já que o Dragão Azul utiliza os nematocistos, ou seja, a parte das caravelas que gera a sensação de queimaduras, como agente defensor.
O animal é uma espécie oceânica, existente em águas quentes – tropicais e subtropicais – que estará em locais em que a presença das Caravelas for maior, por ser um predador.
Embora tenha o nome popular de Dragão Azul, os moluscos são pequenos, com cerca de 2 a 4cm e esta não é a primeira vez que aparecem em nosso litoral.
O professor Charrid Resgalla Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), explica que estes animais estão aparecendo em nossas praias por conta da mudança dos ventos e das correntes marítimas, uma característica presente neste verão.
Cuidados
Em Santa Catarina ainda não existem registros de acidentes com os Dragões Azuis, porém o perigo ocorre dependendo do que o animal se alimentou, portanto é preciso ficar atento e não encostar nos moluscos.
Fique alerta nas praias, quando estiver com bandeira lilás nos postos de guarda-vidas, que indicam a presença de águas-vivas e em caso de emergência procure o posto de guarda-vidas mais próximo ou ligue 193″.