A Defesa Civil de Santa Catarina passa a ter um novo secretário a partir desta sexta-feira, 6. Trata-se do coronel bombeiro João Batista Cordeiro Júnior, que ocupava anteriormente a gerência geral do Samu. Cordeiro Júnior é natural de Florianópolis e tem 47 anos. Formado em Direito pela Univali e em Administração Pública pela Udesc, ele faz parte do quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina desde 1988.
“A Defesa Civil está em excelentes mãos. O novo secretário da Defesa Civil é um homem preparado para esse desafio, um coronel bombeiro com carreira exitosa, cheia de realizações importantes. É um homem que merece a confiança do Governo de Santa Catarina e principalmente da população. A Defesa Civil já vinha realizando um bom trabalho, mas o coronel João Batista traz a experiência de uma vida dedicada ao Corpo de Bombeiros, uma instituição exemplar”, destacou o governador Eduardo Pinho Moreira.
Em sua trajetória no Corpo de Bombeiros, João Batista Cordeiro Júnior atuou nas cidades de Florianópolis, Itajaí e foi comandante dos bombeiros militares de Brusque. Também trabalhou no setor de Planejamento e Orçamento do Corpo de Bombeiros, foi diretor de pessoal da instituição e comandante do Batalhão de Operações Aéreas.
Antes de assumir, o coronel salientou a organização da Defesa Civil de Santa Catarina e destacou os importantes investimentos realizados na área, com a inauguração do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd), além da construção dos Cigerds regionais e dos radares meteorológicos.
“Vamos fazer um trabalho para conhecer mais a fundo todas as estruturas nas próximas duas semanas para, então, fazer o planejamento para o médio/longo prazo. É o principal desafio da minha carreira, mas já realizávamos trabalhos integrados com a Defesa Civil, o que nos permitiu já ter um conhecimento do órgão”, disse o novo secretário.
Cordeiro Júnior afirmou ainda que se preparou ao longo de toda a carreira para exercer cargos públicos. Como prova disso, ele é pós-graduado em Gestão do Serviço Público. Agora, diz estar pronto para exercer o principal cargo de sua trajetória profissional. “A gente vai se preparando ao longo de toda a vida. Acho que esse desafio chegou na hora certa”, finaliza o novo secretário.