FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Coreia do Sul autoriza importação de carne suína catarinense

carne suina

O governo da Coreia do Sul autorizou nesta terça-feira, 4, a importação da carne suína catarinense. A confirmação foi dada pelo ministro Blairo Maggi, após reunião com representantes do país asiático, que é o quinto maior importador de carne suína do mundo. No mês de maio, Santa Catarina vai receber uma missão técnica para validação dos frigoríficos habilitados e assim iniciar os embarques de carne suína.

O governador Raimundo Colombo comemorou a decisão. “Isso ajuda na nossa economia e no momento crítico que nós vivemos na questão da carne. Mostra a confiança e reconhece o trabalho de todos os catarinenses, sejam eles técnicos, produtores, indústrias e empreendedores. É um momento importante e um gesto de confiança com o nosso país e com o nosso Estado”.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, esta é mais uma conquista importante de uma negociação que já dura 10 anos. “O nosso status sanitário diferenciado foi decisivo. Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela excelência sanitária de seus rebanhos, sendo o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.

Coopera
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape

Na última semana, técnicos da Agência de Quarentena Animal e de Plantas da Coreia do Sul sinalizaram que vêm a Santa Catarina em missão técnica de inspeção aos produtores de carne suína entre os dias 10 e 27 de maio. A visita marcará o início da última etapa de abertura do mercado sul-coreano para os produtos da suinocultura catarinense. A delegação incluirá a equipe Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos do país asiático.

As inspeções e a habilitação dos fornecedores fazem parte da última etapa do processo de abertura de mercado, em paralelo com as consultas bilaterais sobre o modelo de certificado sanitário com base nos requisitos aprovados.

Em março, o Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais da Coreia abriu para consulta pública a minuta de requisitos sanitários negociados com o Brasil referentes à abertura do mercado à carne suína. A aprovação da minuta por empresas e entidades e o público em geral levaram à promulgação dos requisitos na Coreia do Sul, finalizando a sétima das oito etapas da abertura do mercado.

Suinocultura

A suinocultura catarinense fechou 2016 com uma produção de 969 mil toneladas, sendo que 28,3% foi destinado à exportação e 71,7% atendeu ao mercado interno. O Estado respondeu por 38% de toda carne suína exportada pelo país e faturou US$ 555,2 milhões. Os principais destinos foram países como Rússia, China e Hong Kong.

Francine Ferreira – Ana Ceron


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 01

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo