O início da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 4, foi diferente, começou com música. O hino do município foi cantado pelo Coral Encantos do Futuro, homenageado da noite com uma Moção de Aplauso, de autoria do vereador Juarez de Oliveira (PP). O grupo surgiu há 20 anos e atualmente atende crianças e adolescentes dos bairros Cidade Alta e Ouro Negro de Forquilhinha. O projeto é coordenado pela moradora Amélia Patrício e apoiado pelas voluntárias Franciele, Fátima e Edna. Além delas, o Grupo conta com a participação de um professor de violão.
O Coral Encantos do Futuro tem um repertório bem eclético com músicas sacras, sertanejas, folclóricas e popular, e leva o nome do Município por toda a região sul. Além do hino, o grupo presenteou os vereadores e o público que acompanhava a sessão, apresentando mais duas canções.
Projeto do executivo sobre o ISS é aprovado
Os vereadores aprovaram em segunda votação e por unanimidade, o projeto de lei do executivo que trata do retorno do ISS (Imposto Sobre Serviços) de serviços que são prestados no município. Antes, o imposto ficava na cidade onde está localizada a matriz da empresa. A partir de agora, o ISS vai retornar para Forquilhinha, como já acontece em muitas outras cidades.
Transferência de recursos
Os vereadores aprovaram, também por unanimidade, um projeto de lei do executivo, que autoriza o município a fazer a abertura de créditos adicionas suplementares. O valor de R$ 400 mil, que está disponível na secretaria de educação para construção e reforma de centros de educação infantil, vai ser utilizado para manutenção de CEIS e também na manutenção do transporte escolar.
Indicações
O vereador Juarez de Oliveira (PP) sugeriu à Administração Municipal, por meio de uma indicação, uma parceria com o Governo Estadual e Federal para a continuidade da pavimentação com revestimento de asfalto da rua Francisco Ricken, que liga a Comunidade de Santa Terezinha a Rodovia Estadual Antonio Valmor Canela, no bairro Santa Ana.
Juarez também solicitou a reparação da pavimentação com lajotas no entroncamento da rua Castro Alves com a Eugênio Rocha e também a continuidade na pavimentação com revestimento de asfalto da rua Monteiro Lobato, ambas no Bairro Santa Ana.
Também por meio de uma indicação, o vereador Jucemar Borges (PP) sugeriu um estudo para contratação de um médico Clinico Geral para atuar junto ao Pronto Atendimento nos horários de pico e nos fins de semana. “Por conta da grande demanda e por ser referência na cidade, a maioria dos pacientes acaba esperando muito tempo para ser atendido”, justificou Borges.
Vereador se licencia por dois meses
O vereador Julianos Arns (PDT) vai ficar fora da Câmara de Vereadores de Forquilhinha pelos próximos dois meses. Os primeiros 10 dias serão para cuidar da saúde e os outros 50 dias serão de uma licença não remunerada.