A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA promoveu na noite de ontem, terça-feira (05), a palestra “Escola que transforma e encanta vidas”, ministrada pelo professor Max Haetinger. O evento foi aberto pelo presidente da COOPERA Walmir Rampinelli e reuniu no auditório Alfredo Michels, no centro de Forquilhinha, mais de 200 professores da região.
O palestrante abordou de forma lúdica e participativa questões sobre criatividade e inovação na sala de aula. “O tempo do professor que sabe tudo e o aluno que aprende e anota tudo, acabou. Agora, as pessoas estão com smartphones, tablets e centenas de canais de televisão. O aprendizado não é mais uma via única, mas uma via de mão dupla. O aluno aprende com o professor e o professor também aprende com o aluno. Como lidar com estas mudanças? O professor deve assumir seu papel de mediador, e para isso, é necessário valorizar a experiência de vida”, salientou Max.
Max Haetinger é Doutorando em Ciências da Educação na Universidade do Porto/Portugal, Mestre em Educação, Especialista em Criatividade, Especialista em Tecnologias Aplicadas na Educação, Psicopedagogo, palestrante e autor de vários livros. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e de formadores, dedicando-se principalmente à abordagem dos temas: processos de ensino-aprendizagem, aprendizagem lúdica, jogos e dinâmicas na educação, criatividade, redes de aprendizagem, educação a distância, tecnologias e informática aplicadas na educação, mídia e imagem na aprendizagem, educação cooperativa, motivação e trabalho em equipe.
A coordenadora de Cooperativismo, Josimar Jacques Vendramini, explicou que o convite da COOPERA aos professores foi feito através das Secretarias Municipais de Educação. “Queremos agradecer a toda comunidade escolar da região que, como sempre, é parceira dos projetos educacionais coordenados pela cooperativa”, reforçou a coordenadora.