A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) promoveram na última quarta-feira, dia 15, um encontro de sensibilização, visando implantar o Cooperjovem em duas novas escolas da área de atuação da COOPERA, que estão aderindo ao programa este ano. A Escola Luiz Tramontin de Forquilhinha e a Escola Julieta Torres Gonçalves de Nova Veneza passam a integrar o programa, que visa desenvolver a cultura da cooperação por meio da criação de práticas educacionais cooperativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente da COOPERA Walmir Rampinelli. Durante todo o dia, a capacitação foi conduzida pelo especialista em cooperativismo Ney Guimarães. A proposta foi sensibilizar toda comunidade educativa para a essência do programa na escola. “Entre os temas abordados, além do próprio programa, foram destacadas a doutrina e história do cooperativismo ; educação integral e humanizadora e juventude na pós-modernidade”, destacou Guimarães.
A coordenadora de cooperativismo Josimar Jacques Vendramini, explicou que ao todo 65 professores, diretores e funcionários das escolas Luiz Tramontin e Julieta Torres Gonçalves participaram do encontro de sensibilização. “A partir deste ano a COOPERA contará com quatro escolas no Cooperjovem ampliando a proposta de educação cooperativa nas escolas”, disse.