A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, com sede em Forquilhinha, realizou nesta terça-feira (20) um encontro em sua sede, com empresários e representantes das maiores indústrias do distrito de Caravaggio, Nova Veneza, para entrega dos cheques simbólicos referentes à distribuição das sobras de 2020.
A cooperativa vem aplicando nos últimos anos, de forma consciente, um dos princípios fundamentais da doutrina cooperativista que é a distribuição dos resultados (sobras) entre os seus cooperados. Este ano o montante de R$ 3,9 milhões, por sugestão do Conselho de Administração e com a aprovação da assembleia, está sendo distribuído aos 25 mil sócios, proporcional ao consumo em reais que cada um teve em 2020.
A energia elétrica é a matéria-prima para a maioria das indústrias da região. Para o cooperado do ramo de metalurgia, Nei Milanez, que foi beneficiado com o desconto de pelo menos 45% na fatura de energia, a ação é resultado da ótima gestão da cooperativa. “Agradecemos pelas sobras e sabemos que a forma como a cooperativa está sendo administrada reflete nesses efeitos positivos que estão sendo compartilhados com os sócios”, avalia.
O presidente Walmir Rampinelli, explicou que esse resultado é fruto de um trabalho que envolve um planejamento econômico financeiro com metas claras e muita dedicação por parte de toda administração e colaboradores. “Por muitos anos as sobras eram destinadas a conta capital do cooperado e fundo de reserva, mas com muito planejamento estamos contemplando diretamente nosso cooperado”, disse.
O gerente geral Rogério Braz Feller garante que os sócios irão receber o beneficio na próxima fatura de energia abril e/ou maio, proporcional ao seu consumo em reais.