Entre as grandes empresas do setor de energia do país, a Celesc é a segunda melhor na avaliação do consumidor, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A associação ouviu mais de 600 consumidores em todo o estado para saber a opinião dos clientes da empresa em relação a dezenas de atributos sobre o atendimento prestado e a qualidade dos serviços oferecidos.
Por meio das entrevistas, foi possível aferir que 88,3% dos pesquisados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a empresa, menos de dois décimos abaixo da primeira colocada, que alcançou 90,3% de aprovação. A média do setor no grupo das empresas com mais de 500 mil consumidores foi de 76,3%, portanto 15% abaixo do patamar conquistado pela Celesc.
A pesquisa com os consumidores avalia o desempenho de uma das cinco categorias que compõem o Prêmio Abradee, oferecido às empresas do setor elétrico que apresentam os melhores desempenhos no país.
Entre os aspectos que ajudaram a atingir esse resultado, estão a expansão do atendimento (por telefone, presencial e via Agência Web), os investimentos em capacitação e nas áreas de Informação e Comunicação, como o envio de SMS para avisar sobre desligamentos programados e divulgações de projetos relacionados à eficiência energética — Bônus Eficiente (que contempla consumidores residenciais, que estejam em dia com a Celesc, com bônus de 50% na substituição de aparelhos antigos por outros mais eficientes) e Energia do Bem (maior projeto destinado à população de baixa renda da região Sul, que promove ações de melhoria — substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, instalação de sistemas de aquecimento de água de chuveiro por energia solar e outros), por exemplo.
Nesta edição do prêmio, a Celesc também conquistou o terceiro lugar em Responsabilidade Social. Para essa conquista, foram consideradas as ações desenvolvidas e divulgadas pela mídia e em eventos específicos do Programa de Responsabilidade Social, que envolvem muitos empregados nas 16 agências regionais da empresa, e que contribuem para a melhoria da região em que a empresa atua.
Para esse resultado, podemos considerar os projetos socioambientais (como o Celesc Voluntária, onde empregados trabalham como voluntários em diversas ações em benefício da sociedade; e o Jovem Aprendiz que, muito mais do que o cumprimento de uma exigência legal, é uma ferramenta para inclusão social, pois prioriza jovens provenientes de casas lares, indicados pelo MPSC).
Além disso, merecem destaque os projetos de eficiência energética relacionados às questões sociais, como o Energia do Bem e o Bônus Eficiente (supracitados) e o curso para formação de eletricistas, que prevê mais uma edição para esse ano.
A Celesc também é certificada pela NBR 16001, norma brasileira de responsabilidade social que indica o empenho da empresa na melhoria contínua de todas as ações e projetos que envolvem a responsabilidade socioambiental.