Com o crescimento do consumo online para todos os tipos de itens, tem-se notado vários produtos regulamentados entrarem também nesse balaio.
Porém, a pergunta que fica: é permitido comprar ou vender aparelhos auditivos de forma online? “A resposta é não!”, afirma Viviane Ribeiro, fonoaudióloga e audiologista de uma clínica de aparelhos auditivos.
O comércio desses produtos de forma online não é permitido por ser um produto de saúde regulamentado, que necessita ter registro junto à Anvisa.
Outro problema que existe nos produtos anunciados é que, tecnicamente, eles não são aparelhos auditivos. São apenas amplificadores de som, o que pode, além de tudo, prejudicar ainda mais a audição.
A fonoaudióloga complementa: “Esses amplificadores custam, em média, de R$100 a R$200, que é um valor muito inferior ao preço de um verdadeiro aparelho auditivo”.
Em termos gerais, os amplificadores não têm procedência e são muito fracos para ajudar na saúde auditiva. Viviane ressalta: “Além do mais, para saber o grau de sua perda auditiva é necessário fazer exames com um profissional capacitado, que irá sugerir o melhor modelo para a sua perda. Depois, esse profissional fará todo o acompanhamento junto ao paciente”.
Então, se encontrar em algum site, como o Google Shopping ou Mercado Livre, esses produtos à venda, não caia no chamariz do produto barato. É como diz aquele ditado: “O barato pode sair caro”.