De acordo com o levantamento do Registro de Imóveis do Brasil, o número de registros de compra e venda de casas e apartamentos em São Paulo subiu 9,7% no acumulado de janeiro a novembro de 2019 em relação à 2018.
Especialistas afirmam que essa melhora foi causada pela inflação baixa, queda dos juros e mais empregos. Com isso, a tendência é que o mercado imobiliário continue crescendo em 2020. A expectativa é que o PIB da construção civil seja maior que 2,3%
Queda de juros
Com a taxa básica de juros baixa, as condições de financiamento se tornam mais vantajosas. Por isso, a Selic influencia no mercado imobiliário, assim como em praticamente todos os outro setores.
A cada queda de 1% nos juros de financiamento de imóveis, mais de 2,5 milhões de famílias entram no mercado imobiliário, segundo dados da Associação Brasileira das incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Aumento de empregos
O número de pessoas sem carteira assinada diminuiu em 2019, representando uma melhora nesse quadro. Com o crescimento da construção civil, 11% dos novos empregos formais partiram desse setor.
Segmentos
Casas e apartamentos à venda de médio e alto padrão foram responsáveis por 21,2% dos imóveis lançados. Além disso, representou 30,2% das unidades vendidas, seguindo os dados da Abrainc.
Por conta do cenário econômico, economistas dizem que é um bom momento para se investir em imóveis de alto padrão.
Preço
Mesmo com o otimismo do mercado, as pessoas estão preocupadas com o preço dos apartamentos à venda. Em relação à São Paulo, a média do metro quadrado de de janeiro à outubro de 2019 estava em R$ 8.862.
Já no mesmo período de 2018, era de R$8.029. Portanto os dados do Secovi-SP apontam uma valorização de 10%.
Cuidados ao comprar imóveis
Depois de saber que o mercado imobiliário neste ano está otimista, é necessário tomar cuidados ao comprar apartamentos em SP.
Como forma de economizar e ter as melhores condições, é importante verificar as taxas de financiamento imobiliário de vários bancos.
Para que você não se arrependa, recomenda-se pensar bastante nas necessidades da família, prezando pelo conforto. Existem vários estilos e tamanhos de apartamentos na planta, por isso você deve escolher o que tiver o melhor custo-benefício.
Outro ponto que merece muita atenção é a localização. A cidade de São Paulo é grande, tendo muitos bairros ótimos para morar. Além de analisar o perfil da região, você deve pensar no deslocamento.
Assim, apartamentos no centro de São Paulo são ideais para quem trabalha ou estuda perto. Passar menos horas no trânsito melhora a qualidade de vida.
Visando evitar problemas burocráticos, é necessário verificar se a documentação está em dia.