Visando por fim aos atrasos, objetivo é terminar a obra até o encerramento do atual governo.
Paradas novamente há quase um ano, depois que a empresa responsável abandonou a construção, as obras no Complexo de Segurança Pública de Forquilhinha precisam ser concluídas até o fim de 2018. Com o encerramento do atual governo no mês de dezembro, a intenção é evitar que mais atrasos sejam registrados caso a continuidade dos trabalhos fique para o ano que vem.
Conforme o gerente de Obras da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Estevão Roberto Ribeiro, tem sido necessário organizar um novo processo licitatório para definir a empresa que assumirá a obra. “Tendo em vista a desistência da antiga construtora, precisamos colocar alguns dados que estão faltando e reencaminhar o projeto para uma nova avaliação pelo Pacto pela Segurança, de onde vêm os recursos. Se todos os nossos quesitos forem aprovados, a expectativa é que já consigamos lançar a licitação no próximo mês”, completa.
Assim, as interessadas em participar da concorrência terão o devido prazo legal para se inscrever no processo, antes da abertura dos envelopes e escolha da empresa que ficará responsável pelo término dos trabalhos. “Essa conclusão poderá ser feita, sem nenhuma dificuldade, em até três meses, porque falta apenas a complementação de engenharia, instalações e parte final de acabamento, como a pintura e colocação de pisos e aberturas”, argumenta Ribeiro.
O gerente de Obras ainda reforça que a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem mantido rondas quinzenalmente pelos arredores da construção, para verificação do espaço. “Não abandonamos o local, pelo contrário, permanecemos cuidando para que não aconteça nenhum tipo de vandalismo com a estrutura”, garante.
O Complexo de Segurança Pública
Com área de mais de 500 metros quadrados, o Complexo de Segurança Pública de Forquilhinha vai abrigar a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, além de unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). O prédio de dois pavimentos está sendo erguido em um terreno doado pela Prefeitura de Forquilhinha, com investimentos de quase R$ 690 mil, obtidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública por meio do Pacto pela Segurança.
A placa em frente à construção informa o início dos trabalhos em 11 de novembro de 2015 e prazo de término em 11 de outubro de 2016. No entanto, até agora permanece inacabada.