Os automóveis se constituem como um dos principais modais de transporte no país. Embora o Brasil não tenha, por enquanto, nenhum regime de quarentena, os estados estabelecem regras de distanciamento social e redução de circulação, o que impacta no número de carros nas ruas. Enquanto essa pandemia não acaba (e esperamos que tudo volte ao normal o mais breve possível), é necessário ter atenção com seu veículo, incluindo a troca de óleo.
Os óleos lubrificantes são empregados em transportes automotivos (em ônibus, trens, carros, aviões, motocicletas) e também em máquinas motorizadas, como é o caso de colheitadeiras, tratores e motosserras. Dada a importância desse item para o funcionamento dos motores, normalmente as oficinas mecânicas e postos de combustível contam com equipamento para óleo e realizam a troca e o descarte de acordo com as leis e normas vigentes.
Na atual situação em que vivemos, é de se imaginar que muitas oficinas mecânicas estão fechadas. Mas o equipamento para óleo necessários para a troca ainda podem ser encontrados em postos de combustível.
Esses, por sua vez, podem funcionar, de acordo com resolução publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no final de março. os revendedores de combustíveis automotivos em todo o país deverão funcionar, no mínimo, de 2ª feira a sábado, das 7h às 19h, segundo a agência.
Mas pode ser um risco alto sair de casa só para efetuar essa troca. O mais recomendado, nesse sentido, é esperar esse período passar, caso você não precise utilizar o carro e ainda não haja necessidade de fazer a troca do lubrificante. Cada fabricante determina o tempo no qual o óleo deve ser substituído, de acordo com o manual do proprietário, período que gira em torno de 1 ano (ou 10 mil a 15 mil quilômetros rodados).
Isso não significa que você não deva verificar as atuais condições do veículo. Mesmo durante a pandemia é importante realizar reparos e manutenções simples, para que os componentes mecânicos do veículo se mantenham intactos. Se realmente houver a necessidade de trocar o lubrificante, é possível fazê-lo mesmo sem um equipamento para óleo, embora nesse caso seja recomendado ter muita atenção com a coleta e o descarte.
Como trocar o óleo do carro em casa
Primeiro, como já foi dito, verifique se esse é o momento de trocar o óleo do carro. Depois, o proprietário precisa analisar quais ferramentas serão necessárias para o procedimento. Por vezes, o veículo possui protetor de cárter, exigindo que você remova-o antes de fazer a troca.
Forre o chão com jornal para que o óleo não suje e não manche a superfície da sua garagem ou quintal. Você precisará entrar embaixo do carro ou ter ferramentas para levantá-lo. Coloque a bandeja de coleta abaixo do bujão e solte-o. Depois que todo óleo escoar, recoloque o bujão com a nova arruela de vedação e coloque o parafuso com a mão e certifique-se de que ele ficou bem fixo.
Em seguida, retire o filtro com cuidado. Rosqueie o novo filtro e verifique se não está vazando óleo. Abra a tampa de abastecimento no cofre do motor, para que você possa despejar o óleo novo. Ainda é necessário que o óleo escorra no cárter, então espere por alguns minutos e faça a medição na vareta.
Ligue o carro para se certificar de que tudo está em ordem. Nessa etapa, você deve verificar se a luz no painel acende ao girar a chave até o estágio de ignição e apagar em alguns segundos depois da partida. espere mais 10 ou 15 minutos e faça a medição novamente com a vareta. Se a marca estiver entre o mínimo o máximo e a luz apagou depois da partida, tudo foi completado com sucesso.