Muitas pessoas afirmam que não conseguem investir porque ganham pouco. Mas o que é ganhar pouco? Para uma pessoa, ter 2 mil reais por mês pode ser muito, enquanto para outra, ter 10 mil reais por mês pode ser pouco. A questão está em administrar o que ganha, independente do valor. Há quem ganhe 10 mil e gaste 11 mil, enquanto há quem ganhe 2 mil e gaste apenas metade do valor. Para que consiga investir, veja as seguintes orientações:
1- Defina os objetivos
Saiba para quê você quer investir. Realizar seus sonhos? Viajar para o exterior? Deixar de trabalhar em um futuro próximo? Defina os objetivos e procure saber o valor necessário para realizar cada um deles.
2- Reveja seu orçamento
Em análise simples, é possível notar o quanto está sobrando. Independente da quantia, reserve para investir antes de gastar, ou seja, encare a realização dos seus sonhos como prioridade no orçamento.
3- Reduza os gastos
Há excessos em tudo que consumimos, portanto faça um diagnóstico financeiro e reveja os gastos, para gastar menos do que recebe. Uma excelente forma de reduzir despesas é se planejar para fazer compras, pagar a vista e obter descontos.
4- Invista dinheiro extra
13º salários, comissões, descontos em compras… Tenha o hábito de investir rendas extras ao invés de destinar ao consumo. Assim terá mais forças para investir e conquistar o que deseja.
5- Saiba onde aplicar
O melhor investimento é o adequado ao prazo de realização do sonho. No curto prazo (em até um ano), a poupança é válida. No médio prazo (entre um e dez anos), há CDB, LCI, LCA e títulos do tesouro, por exemplo. No longo prazo (acima de dez anos), a previdência privada é bastante interessante.
6- Tenha os sonhos em mente
O valor investido deve estar carimbado com o sonho que deseja realizar, assim terá perseverança e persistência. O desejo de conquistar os objetivos o/a levará a se tornar investidor/a, independente do quanto você ganha.