Suplementos hipercalóricos são aqueles que fornecem proteínas, carboidratos e gorduras para auxiliar o ganho de peso e de massa muscular.
Como atualmente existem muitas opções disponíveis no mercado, a escolha do melhor hipercalórico 2021 depende das necessidades de quem irá utilizar este tipo de suplemento.
Recomenda-se sempre que a utilização de um hipercalórico seja supervisionada por um nutricionista, que indicará de forma precisa qual o melhor suplemento em cada caso.
Por que utilizar suplementos hipercalóricos?
Algumas pessoas têm dificuldades em ganhar peso e massa magra. Essa dificuldade pode ocorrer por diversos fatores, dentre eles: metabolismo acelerado, ingestão de nutrientes abaixo do necessário para o crescimento dos músculos e ingestão de calorias menor do que a quantidade de calorias queimadas diariamente. Tentar simplesmente consumir mais calorias pode ser algo arriscado para a saúde. Nem sempre as pessoas optam por calorias saudáveis, o que pode resultar em acúmulo de gorduras sem aumento de massa muscular. Neste caso, o ideal é que seja mantida uma dieta balanceada em conjunto com o suplemento adequado às necessidades nutricionais.E quais são os benefícios destes suplementos?
- Alta biodisponibilidade de macro e micronutrientes: Como mencionado, os suplementos hipercalóricos são compostos por diferentes combinações de nutrientes. Em relação aos carboidratos, os mais comuns são a maltodextrina e a dextrose, além de carboidratos de baixo índice glicêmico. Já as proteínas normalmente são provenientes de soro de leite (também conhecido como Whey Protein), aminoácidos, albumina de ovo, entre outros. Também há a adição de diferentes vitaminas e minerais de acordo com cada marca. São ingredientes de fácil digestão e absorção, o que garante um alto valor nutricional a este tipo de suplemento.
- Maior ganho de massa muscular: Ao ingerir mais calorias, o corpo consegue sintetizar toda a proteína e utilizá-la para a recuperação muscular, estimulando também o seu crescimento. Além disso, as vitaminas e minerais também contribuem no processo do aumento da massa muscular, e são importantes para as atividades enzimáticas e moleculares de forma geral.
- Promovem aumento de energia: Por serem compostos por uma grande quantidade de carboidratos, os hipercalóricos proporcionam uma maior disposição e com isso melhoram a performance em treinos, sobretudo para quem pratica musculação e exercícios de alta intensidade.