Comprar um apartamento em SP é o sonho de muitas pessoas, no entanto, assim como fazer outros planos, para comprar um apartamento é necessário muita organização e planejamento, especialmente de sua vida financeira.
Para adquirir um imóvel à vista ou por financiamento é de extrema importância que você se planeje financeiramente, juntar dinheiro é o primeiro passo e podemos concordar que essa não é a tarefa mais fácil do mundo.
Para te ajudar a alcançar seus objetivos e sonhos, selecionamos algumas dicas de como você deve guardar por mês para comprar apartamentos em São Paulo. Continue lendo e confira!
Quanto economizar para comprar um apartamento em SP?
Uma das formas mais comuns de conquistar um apartamento à venda em São Paulo é fazendo um financiamento a longo prazo, considerando que dar o dinheiro à vista é mais complicado.
Atualmente, é preciso ter 20% do valor total do imóvel e mais uma reserva de dinheiro para arcar com documentações e outras burocracias, desse modo, você não precisa juntar inicialmente o dinheiro do apartamento inteiro.
Portanto, ao se planejar financeiramente para juntar dinheiro, recomendamos que você junte esses 20% do apartamento na planta, mais uma renda extra para documentação e a primeira parcela do financiamento.
O valor exato irá depender do valor do imóvel que você escolher para fazer o financiamento!
Dicas para juntar dinheiro para comprar um imóvel
Para que seja possível juntar o dinheiro possível, o ideal é que você siga algumas dicas. Diante disso, confira as principais dicas para juntar dinheiro para comprar um apartamento no Centro de São Paulo ou outras localidades:
- Resolva suas dívidas pendentes;
- Organize suas finanças em uma planilha;
- Poupe 30% de sua renda mensal;
- Use meios de transporte mais baratos;
- Aprenda sobre investimento de dinheiro.
E assim, você estará a um passo de comprar seu apartamento SP.
Como usar o FGTS para a compra de imóveis?
Caso você não consiga ou não tenha muitas condições financeiras de juntar o dinheiro necessário, usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma opção para você e sua família.
Todo trabalhador CLT tem o direito de retirar o valor para comprar ou construir um imóvel, no entanto, é necessário ter três anos de carteira assinada e o valor do apartamento à venda na Zona Oeste e outras localidades, não pode passar de 1,5 milhão de reais.
Considere suas opções e faça a melhor escolha para investir em seu imóvel!