A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 16, o projeto de Lei 544.6/2015, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto, que institui o Dia Estadual do Mineiro, a ser comemorado, anualmente, no dia 4 de dezembro.
O objetivo é a reflexão e o debate sobre as atividades dos mineiros e sua contribuição ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina, pela extração do carvão mineral. O projeto de Lei será encaminhado para votação em plenário.
O carvão marcou a história do sul do Estado e virou cultura, tanto que há anos se realiza, em vários municípios da região carbonífera, a festa em honra ao dia da padroeira dos mineiros, Santa Bárbara. Os mineiros trabalham há décadas na exploração do carvão, que gerou milhões para a economia catarinense, atividade que continua sendo executada ainda hoje em alguns municípios do sul catarinense.
“A cultura “carvoeira” não ficou restrita à cidade de Criciúma, pois todo o sul do estado tem fortes marcas da história gerada pela extração do carvão e por isso esta justa homenagem”, explica o deputado Minotto.