Com o intuito de ver colocada em prática a Lei nº 16.577, de janeiro deste ano, o deputado estadual Valmir Comin visitou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, nesta quarta-feira, 25, na sede da secretaria, em Florianópolis.
Esta lei institui o programa de Inclusão Profissional de Adolescentes pós acolhimento institucional no Estado de Santa Catarina. O objetivo é proporcionar para adolescentes que vivem em abrigos, a partir dos seus 14 anos, uma qualificação profissional e posteriormente, providenciar o encaminhamento dos mesmos ao mercado de trabalho.
O parlamentar explica que com isso, os jovens que não contam com apoio dos pais ou de familiares, terão automaticamente o início de uma vida profissional além da valorização da auto estima. A lei possibilita ainda a criação de parcerias e convênios para garantir os objetivos do programa.
“Já tentamos outras vezes para que a ideia não fosse apenas mais uma lei, engavetada. Tem que fazer valer e estamos em busca disso. Não vamos descansar enquanto não ver andar”, disse Comin.
Ao tomar conhecimento da existência desta lei, o secretário que assumiu a pasta há pouco, confirmou que vai dar início aos trabalhos para que ela seja colocada em prática. “Vamos tratar do assunto com muita praticidade para que possa que a lei passe a valer o mais rápido possível”, garantiu.