Evento realizado pela SATC começa nesta quarta, 14, com a participação de 23 empresas.
Nas últimas cinco décadas, a Satc tem procurado aproximar os estudantes e o mercado de trabalho. Uma das ações é a Feira da Empregabilidade, que completa uma década de atuação em 2015. Nesta quarta, 14, e quinta-feira, 15, a partir das 13h30, 23 empresas promoverão uma exposição de seus trabalhos no espaço preparado no ginásio I da Satc. A feira segue aberta até às 22h.
O contato entre alunos dos cursos técnicos e superiores da Satc com as empresas serve para que dúvidas sejam tiradas. “É uma forma de facilitar o acesso do nosso estudante ao mercado de trabalho. Além disso, muitas das expositoras já vêm com vagas em aberto, já buscando esse profissional”, explica o diretor da Edutec/Satc, João Luiz Novelli.
O número de 23 participantes acaba sendo maior, porque dois sindicatos, o Simec, do Caravaggio, e o Sindimetal, de Criciúma, ambos do setor metal-mecânico, estarão presentes. Só eles representam mais de cem empresas. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), ligado ao sistema Fiesc, também participa.
Durante o evento, os expositores apresentarão os seus programas de recrutamento e seleção a mais de 3 mil estudantes de 19 cursos técnicos e dos cursos superiores das áreas de tecnologia, engenharia e comunicação. “A Feira é um evento de suma importância no que tange à integração entre a escola e o mercado empregador, pois propicia um canal de comunicação direto e exclusivo para que os alunos se apresentem às empresas e conquistem o seu lugar no mercado de trabalho”, ressalta o coordenador do Centro de Relacionamento com o Mercado (CRM), da Satc, Renato Nascimento.
Palestra
Paralelo ao evento ocorre a palestra “O que se espera do profissional de RH”, com o diretor de RH do Grupo Calcenter, Luciano de Liz Barbosa. O encontro, que será realizado dia 15, às 10h, no auditório 5 da Satc, é aberto ao público.