DA COMUNIDADE
Credenciamento
Iniciou nesta semana, em Forquilhinha, um processo de credenciamento de médicos especialistas, que devem começar a atuar no município a partir de maio. Serão treze especialidades que se somarão às já existentes: pneumologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, cardiologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, urologia, psiquiatria, infectologia, neuropediatria, oftalmologia e cirurgia geral.
E agora?
Ainda que a Polícia Civil de Forquilhinha tenha solucionado o mistério envolvendo o desaparecimento de Valcionir da Rosa e confirmado que, na verdade, ele foi assassinado pela namorada na época, Jaqueline Duarte Amboni, seus familiares não estão satisfeitos e pedem pela prisão preventiva da acusada. No entanto, por lei, como não houve flagrante e por ela ter confessado o crime – em que alega legítima defesa – pode esperar pelo julgamento em liberdade. O advogado da família de Valcionir, Fábio Fontanella, deve aguardar a chegada do inquérito ao Ministério Público e o posicionamento da promotoria para, então, tomar as próximas providências.
Contra a gripe
Precisamente, 6.187 pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Forquilhinha, na campanha que começa na próxima segunda-feira, 17 de abril. O grupo de risco com maior número de contemplados é o de doenças crônicas, com 2.183 vacinas a serem distribuídas. Na sequência aparecem os idosos, que são 1.709; as crianças, que chegam a 1.595; as 308 gestantes; os 220 trabalhadores do setor de saúde; e as 51 puérperas. A novidade deste ano fica por conta da disponibilização de doses, também, para os 121 professores do município.
Feirinha
Por conta do feriado de amanhã, produtores da Cooperativa de Agricultura Familiar de Forquilhinha (Conafor) realizam a tradicional feira na tarde de hoje, das 13h às 18h, na Rua Coberta, Centro da cidade. Pães, bolos, frutas, verduras, carnes e diversos outros produtos coloniais estarão disponíveis para comercialização no local.
Sexta Santa
Por conta da sexta-feira santa, mais de oito toneladas de peixes vivos serão disponibilizadas para comercialização hoje na comunidade de Sanga do Café. A feira acontece na propriedade de Lourival Alexandre, a partir das 7h, e contará com carpas e tilápias sendo vendidas à R$ 6 o quilo; e carpas capim, para interessados, com preço unitário e diferenciado.
Pela família
Tendo como tema “Relacionamento Familiar: A Arte de Conviver”, a Coopera realiza no dia 2 de maio, o 3º Encontro de Casais, a partir das 19h no Ideal Esporte Clube. A intenção é promover entre os associados, um momento de reflexão em relação à vida em família, através de uma palestra com o professor, Eliseu Hoffmann. As inscrições são limitadas, já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.coopera.com.br.
DA POLÍTICA
+ Lombadas
A velocidade dos motoristas que trafegam pela Rodovia Antônio Valmor Canela/SC-108, que liga Forquilhinha à Meleiro, só aumenta e, consequentemente, o número de acidentes de trânsito na via não diminui. Por exemplo, o acidente que matou duas pessoas no último fim de semana, e deixou mais nove feridas. Fato lamentável que levou o deputado estadual, Rodrigo Minotto (PDT), a solicitar ao Deinfra a construção de duas lombadas físicas na estrada, o que foi autorizado pelo presidente, Wanderley Agostini. Agora, o debate será com a comunidade, para discutir os pontos onde é mais necessária a instalação dessas lombadas.
Maratona de convenções I
Começou no último fim de semana a maratona de convenções partidárias municipais em Forquilhinha, que em sua maioria devem ser realizadas até o mês de junho. A primeira sigla a definir seu novo comando foi o Partido dos Trabalhadores, cujo presidente agora é o petista, Sérgio Miranda.
Maratona de convenções II
Ainda sem data definida, seguem pendentes as convenções, por exemplo, do PSDB, PP e PDT. Os progressistas devem realizar seu encontro na segunda quinzena de maio e, apesar de nada definido por completo, alguns já comentam que a presidência tem tudo para permanecer com o ex vice-prefeito, José Ricardo Junkes. Já no ninho tucano, a convenção foi adiada e não tem data definida para acontecer. No entanto, é fato que o partido precisa de um novo comandante, que apesar das especulações, ninguém confirma quem vai ser.
Tramitando
Comissão Especial de Inquérito segue atuando no Legislativo de Forquilhinha. Um prazo inicial, até o próximo fim de semana, foi dado para que o vereador, Juarez de Oliveira (PP), apresente alguma documentação que comprove seus argumentos. A partir da semana que vem, os demais citados devem ser ouvidos, uma vez que o resultado dessa apuração precisa ser divulgado até o fim de abril. A comissão foi instalada para apurar uma suposta denúncia de Oliveira, de que outros vereadores estariam nomeando funcionários comissionados sob condição de divisão de salários.