FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Com ressalvas, TCE recomenda aprovação das contas de 2016 do Governo do Estado

centro

Durante sessão realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta semana em Florianópolis, foi recomendada a aprovação das contas de 2016 do Governo do Estado. Presidida pelo conselheiro Luiz Eduardo Cherem, a sessão que durou cerca de cinco horas, decidiu pela recomendação da aprovação com 18 ressalvas e 14 recomendações ao Poder Executivo. O parecer será encaminhado à Assembleia Legislativa, a quem compete o julgamento político-administrativo.

“Não podemos analisar as contas de 2016 sem considerar os aspectos econômicos e as conquistas do Estado. Seria virar as costas para essa realidade tão dura que afeta a vida das pessoas”, disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, que representou o governador Raimundo Colombo.

Em sua apresentação, Serpa falou do pequeno crescimento da arrecadação acumulada de 2016 que foi de 3,51% em relação ao ano anterior, contra uma inflação de 7% no periodo – e que mesmo assim não foi aumentado qualquer imposto. “A forma de melhorar a arrecadação seria aumentar impostos e Santa Catarina não quis seguir esse caminho e optou por não aumentar tributos. Essa é também uma forma de manter empregos e abrir oportunidades para as pessoas. Temos 200 mil desempregados – a menor taxa do Brasil – e se não fossem as ações do governo teríamos mais de 600 mil”.

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Coopera
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Dentre as recomendações estão os gastos com educação, onde o relator reiterou a não inclusão dos inativos no cálculo do percentual mínimo de 25%. Atualmente, quase metade da folha da educação é de aposentados. Desde 2007, o Estado tem trabalhado para reduzir esse percentual – diminui a cada ano 5% as despesas com inativos para alcance do mínimo de 25%. Até 2016, já foram retirados 50% da folha dos inativos do magistério dessas despesas.

O procurador do Ministério Público junto ao TCE, Aderson Flores, disse que a rejeição das contas seria mais prejudicial ao Estado do que seguir as recomendações e atender as ressalvas.

Serpa disse ainda que foram executadas 95% das prioridades, manutenção de empregos, atração de investimentos e novas empresas. “As pessoas não veem a floresta crescer, só as árvores que caem”, concluiu o secretário citando o Papa Francisco.

Francine Ferreira – Rafael Vieira de Araújo


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo