Para jovens que fazem dos ambiente online a profissão ou para aqueles que jogam com fins recreativos, os esportes eletrônicos, também conhecidos como e-sports, estão em franca ascensão em muitos países e isso também é realidade no Brasil. Santa Catarina, como um estado forte nos games, não fica atrás e 2017 é um ano de consolidação para essa modalidade.
Quando o assunto é os esportes eletrônicos, Santa Catarina tem maior destaque no League of Legends, conhecido pela sigla LoL. Um game muito popular no mercado asiático, o site especializado Streamie classificou Santa Catarina como sétimo estado brasileiro mais popular entre os estados com maior interesse no LoL e Criciúma tem muito a ver com isso.
“As cidades que mais buscaram pelo jogo (LoL) foram São José, Palhoça, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Chapecó, respectivamente”, afirma a redatora Camila Falk, do Streamie. Para o site, Santa Catarina é o líder entre os estados do sul entre os mais interessados em LoL, à frente do Paraná (9°) e Rio Grande do Sul (10°).
Mais uma prova de popularidade do LoL no estado é o fato de que a final do campeonato brasileiro da modalidade, disputada abril deste ano, teve transmissão ao vivo nos cinemas de Florianópolis (Beiramar e Iguatemi).
Outro jogo muito popular em Santa Catarina é o Counter Strike, com sua versão mais popular chamada de CS: Go. Recentemente, em setembro, um importante passo foi dado para a popularização maior desse game no estado. O Avaí tornou-se o segundo time de futebol do sul (depois do Atlético Paranaense) a associar-se uma equipe de esportes eletrônicos. O time formou uma parceria oficial com a Jimmy E-Sports, que participa de campeonatos de diversos jogos além do CS: Go, como LoL, Dota 2 e Street Fighter.
O Counter Strike tem muita força midiática no mundo todo. Times como CNB, paiN Gaming, Innova são muito influentes nas redes sociais e realizam parcerias com grandes empresas, como por exemplo a PokerStars, que no ano passado fez um grande evento no Twitch com muitas equipes. A expectativa do Avaí com a Jimmy Sports é firmar maior sucesso também nas redes sociais.
“A iniciativa vem para fomentar os esportes eletrônicos e chamar a atenção do grande público para a modalidade, que vem crescendo no mundo todo” declarou Francisco José Battistotti, presidente do Avaí.
Em mais um destaque junto com o LoL, Santa Catarina esteve representado com um time para esse game durante os Jogos Brasileiros Universitários, que neste ano foi sediado entre os dias 18 a 29 de outubro em Goiânia. Na competição, a Universidade Comunitária de Chapecó honrou o estado catarinense com a participação. No ano passado, foi a vez do Fifa marcar presença nos Jogos Brasileiros Universitários.
Em Criciúma, a apenas 17 quilômetros de distância de Forquilhinha, na última semana de junho a cidade recebeu a segunda edição do campeonato estadual de FIFA 17. O evento reuniu mais de 400 pessoas e foi um sucesso de popularidade com o campeão ganhando prêmio de R$ 600. Mais cedo no ano, em janeiro, teve a primeira edição, também disputada em Criciúma.
No campeonato de FIFA, 80 jogadores entraram na disputa. Entre as cidades participantes, estiveram jogadores de Tubarão, Joinville, Florianópolis, Araranguá, Jacinto Machado, Criciúma e muitas outras. Para o próximo ano, a expectativa é que haja mais campeonatos assim, só que agora no Fifa 18 — versão mais nova do game.
Os esportes eletrônicos vieram para ficar no estado. Com abrangência nos principais games e a participação e realização em eventos importantes, Santa Catarina não para de se consolidar como uma força dos e-sports no sul do país.