Entidade inaugurou construção de salas, consultórios e Casa de Aprendizado da Vida Diária.
Em um ato prestigiado por dezenas de lideranças políticas e do meio privado de Forquilhinha e região, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) entregou oficialmente à comunidade a ampliação da estrutura que hoje abriga a entidade. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 9, e, como destacado em diversos discursos ao longo da solenidade, enalteceu o bom trabalho que vem sendo desempenhado pela atual diretoria e o resgate da credibilidade da instituição.
Na obra, foram investidos em torno de R$ 550 mil para construção de uma Casa de Aprendizado da Vida Diária para os mais de 90 alunos, bem como novos banheiros e consultórios totalmente adaptados, uma sala de fisioterapia e a ampliação na área de lazer.
Para o presidente da Apae, Rogério Braz Feller, que atua no cargo há quase cinco anos, os avanços são resultados do trabalho de toda a equipe de voluntários e profissionais que trabalham pela instituição. “Quando assumimos no fim de 2013, confesso que balancei, porque a missão seria árdua. Mas com um time forte é fácil enfrentar as dificuldades e, hoje, podemos dizer que vencemos. O grande mérito de qualquer pessoa que está à frente de uma entidade é ter credibilidade. Nós fomos passo a passo reconstruindo esse ponto e sensibilizando as pessoas, que entenderam e abraçaram a Apae”, destaca.
Já o diretor social da Federação das Apaes de Santa Catarina, Júlio César de Aguiar, ressalta que a nova construção proporciona aos alunos acesso a estímulos importantes para seus respectivos desenvolvimentos, como a Casa de Aprendizado da Vida Diária e a Sala de Estimulação Precoce. “Tudo a gente pode ensinar que eles aprendem. É uma maravilha vir na instituição porque, aqui, dou um sorriso e um abraço e recebo muitos em troca. Parabenizo a todos que de alguma forma contribuem para esse trabalho. Esses estudantes são especiais, não pela deficiência que tem, mas pelos exemplos que dão pra nós, de luta, garra e vida”, completa.
Reconhecimento do Poder Público
Entre os que prestigiaram a solenidade, esteve o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer. “Essa atual diretoria adquiriu uma credibilidade impecável e faz um trabalho voluntário de respeito, que dá destaque para a Apae em toda Santa Catarina, e isso é motivo de orgulho para todos os forquilhinhenses”, afirma.
Assim como o presidente da Câmara de Vereadores, Maciel Da Soler, que evidencia a magnitude de todas essas obras e a necessidade de a população permanecer contribuindo. “A Apae já deu certo e cabe a todos nós darmos continuidade a esse trabalho, colaborando e fazendo doações sempre que possível”, alerta.
Futuro espaço para a prática de esportes
Depois da inauguração, deve começar hoje a construção do ginásio de esportes da Apae de Forquilhinha, a ser instalado no mesmo pátio da instituição, ao lado a atual sede. O contrato com a empresa responsável já foi assinado e a obra está orçada em R$ em 490 mil. A expectativa é que em seis meses – até o fim do ano – essa nova etapa também esteja totalmente concluída.
Entidade se mobiliza para pedágio
Permanecendo na busca por recursos, a instituição organiza para o próximo sábado, dia 12 de maio, seu tradicional pedágio, das 8h às 12h. A ação é realizada anualmente em quatro pontos de Forquilhinha: na Rodovia Gabriel Arns, na altura do bairro Ouro Negro; em dois pontos do Centro da cidade, em frente ao Restaurante Pigalli e na rótula da JBS; e na Rodovia Antônio Valmor Canela, entre os Bairros Santa Ana e Santa Isabel.