O projeto que reconhece a relevante prestação de serviço à sociedade foi aprovado pelos vereadores.
O Clube de Desbravadores Saturno foi declarado de utilidade pública em Forquilhinha. Os vereadores aprovaram o projeto de lei PL nº 8/2024, na segunda-feira, dia 8, que reconhece a relevante prestação de serviço da entidade, sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.
O clube é um programa voltado para meninos e meninas, com idades entre 10 e 15 anos, com atividades e projetos que auxiliam no desenvolvimento físico, mental e espiritual de cada criança. Também promove atividades ao ar livre buscando desenvolver e estimular os talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
“O adolescente é muito interessante, tem mais energia que todos nós. Mas se falar para estudar ou arrumar o quarto, dá sono. No clube, buscamos ajudar os adolescentes a canalizar essa energia para coisas boas e estamos sempre ensinando a se envolver com projetos comunitários. Proporcionamos um equilíbrio entre o mundo real e o virtual, fazendo eles terem mais contato com a natureza”, conta o diretor do ministério dos Desbravadores da Associação Catarinense, Vinicius de Espíndola.
O projeto de utilidade pública foi apresentado pelo vereador Marcos Rocha Macedo (PDT). “Conheci o trabalho deles e nos colocamos à disposição de colaborar com esse projeto, que futuramente vai ajudar no acesso aos recursos públicos. O clube promove o cuidado com as nossas crianças e hoje, com as redes sociais, sabemos que é muito fácil perder eles no caminho. Fazer eles estarem envolvidos em ações que visam o bem comum é muito importante”, declara.
O Clube de Desbravadores foi oficializado como departamento da IASD em 1950, nos Estados Unidos, e desde então vem crescendo em todo o mundo. Hoje, está presente em 160 países, possui mais de 2 milhões de membros e quase 90 mil clubes. No Brasil, são mais de 6.500 clubes e 155 mil desbravadores. Em Forquilhinha, está localizado na Rua dos Lírios, nº34, no bairro Saturno.
Mais destaques da Sessão
Projetos aprovados
- PE nº 46/2024 (com emenda) – Estabelece normas para regularização das obras construídas em desacordo com o plano diretor urbano e código de obras do município.
- PLC-E nº 02/2024 (2º turno) – Altera dispositivos da Lei Complementar nº 44, de 08 de janeiro de 2024 e dá outras providências.
Indicações
- 77/2024 – Que seja disponibilizado no Pronto Atendimento Municipal, a partir de avaliação clínica do paciente considerado como urgência ou emergência, exames de raio x e ultrassom, com resultados imediatos. (Dinho Rampinelli – PL)
- 78/2024 – Municipalizar a estrada que liga a Rodovia Municipal São José à Rodovia Estadual Jacob Westrup. (Marilda Casagrande – PP)
- 79/2024 – Pavimentação asfáltica e melhorias estruturais nas calçadas da Rua Adélia Arns Back, no bairro Centro. (Valdeci Figueredo – PL)